COMUNIDADE DE TENENTE REALIZA VIGÍLIA PELA CONCLUSÃO DA SC-108 ENTRE PRAIA GRANDE E JACINTO MACHADO
A empresa Setep mexeu em toda a extensão da estrada, danificou o trecho de 32 quilômetros, não concluiu a obra e deixou a comunidade com dificuldades de acesso a Praia Grande, Jacinto Machado e BR-101.
A pavimentação da SC-108 entre Jacinto Machado e Praia Grande paralisada pela empresa Setep está causando protestos da comunidade. Com a presença de autoridades e lideranças locais, aconteceu na sexta-feira (28/11) no Salão Comunitário de Tenente, Jacinto Machado, uma vigília contra a paralisação das obras que estiveram em andamento desde 2022 e foram interrompidas sem explicação à comunidade.
Segundo um dos organizadores da vigília, o líder comunitário Jorge Scandolara, a obra está paralisada por desentendimento financeiro onde a empresa responsável, a Setep pede reequilíbrio financeiro do Governo do Estado. “Ficaremos de vigília, acompanhando as tratativas entre o governo e a empresa para que resolvam este impasse até as eleições 2026. Nossa comunidade não pode ficar sem transporte, sem acesso a saúde, a educação e ao turismo regional. Enquanto os grandes brigam, nós estamos sofrendo com os prejuízos”, reclamou Jorge.
Para o vice-prefeito Municipal de Praia Grande Elizeu Colonão, presente no encontro, a empresa Setep, responsável pela execução do asfaltamento, ainda não paralisou totalmente a obra, mas diminuiu o ritmo de trabalho e pede reequilíbrio financeiro do governo para dar continuidade. A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE) tenta o rompimento do contrato, mas a empresa não aceita a interrupção. O vereador Nereu de Praia Grande mencionou a importância da obra para o desenvolvimento da região e reclamou da ausência dos deputados da região no encontro.
Com o impasse entre governo e a empresa, os moradores continuam sofrendo com o problema e pedem a definição urgente, pois enfrentam dificuldades para percorrer o trecho de 32 quilômetros mexido e não concluído na rodovia. Segundo os moradores, o grande problema é que a empresa está com apenas 25% da obra concluída, mas mexeu em todo o trecho, colocou material e danificou toda a estrada, tornando à intransitável em dias de chuva. “A estrada é nosso principal acesso ao centro de Praia Grande, a Jacinto Machado e a saída para a BR-101. É uma vergonha, mexer em toda a rodovia, danificar ela e depois dizer que não vão terminar. Claro, fizeram alguns trechos e mexeram em toda a estrutura da estrada, nos deixando sem saída para atendimento à saúde, educação dos nossos alunos e poder comprar nossas mercadorias que precisamos para a agricultura e o comércio. É uma vergonha o que estão fazendo com nós”, destacou o morador da comunidade, Onofre Scariot.
Também participaram do movimento que requer a conclusão das obras imediatamente, os vereadores de Praia Grande Káthia, Maria Luiza e Baixinho e o vereador de Jacinto Machado, Vanio Melo.
Deixe seu comentário