CHUVA RETORNA A SANTA CATARINA NESTE FIM DE SEMANA E FRIO MAIS INTENSO PERDE FORÇA |
A Secretaria de Saúde de Araranguá sediou, nesta sexta-feira, dia 26, no Centro Multiuso, a Conferência Regional de Saúde da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), reunindo representantes dos 15 municípios da região em um importante momento de diálogo, participação social e fortalecimento das políticas públicas de saúde.
A Conferência Regional integra o processo conferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem início nas conferências municipais, avança para a etapa regional, segue para a estadual e culmina na Conferência Nacional de Saúde. Esse processo assegura que as propostas construídas nos municípios sejam debatidas e contribuam para o planejamento das políticas públicas em todas as esferas de gestão.
Embora cada município realize sua conferência de forma independente, definindo propostas conforme sua realidade local, a etapa regional possibilita a integração dessas discussões, fortalecendo o planejamento regional e a cooperação entre os municípios da AMESC. Ao final desta etapa, as propostas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde.
Durante o encontro, usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, conselheiros e representantes da sociedade civil participaram dos debates dos eixos temáticos da conferência, reafirmando o compromisso com a gestão participativa, o controle social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Ao sediar a Conferência Regional, Araranguá reforça seu protagonismo na região e seu compromisso com a construção coletiva de uma saúde pública cada vez mais acessível, eficiente e integrada, promovendo o diálogo entre os municípios e contribuindo para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Deixe seu comentário