logo RCN

COOPERATIVISMO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO

Dia Internacional do Cooperativismo destaca o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável, com destaque regional para entidades que movimentam a economia do Extremo Sul Catarinense.

No sábado, dia 05 de julho de 2025, o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que reforça a importância das cooperativas na construção de uma economia mais sustentável, inclusiva e solidária.
O cooperativismo está presente em diversos setores da economia. Na região, destacam-se as cooperativas de crédito, que são instituições financeiras que oferecem serviços bancários a seus cooperados, como empréstimos e investimentos; as cooperativas de consumo, grupos que compram produtos diretamente dos fornecedores, reduzindo custos; as cooperativas agropecuárias, que têm entre seus associados agricultores e pecuaristas que se organizam para comprar insumos e comercializar seus produtos e ainda na região existe a cooperativa de energia elétrica, que fornece serviço com responsabilidade aos associados, entre outras.
Nos municípios de São João do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Passo de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul e Torres, destacam-se como maiores geradoras de riquezas e renda, a Coopersulca, que tem sua sede social na cidade de Turvo e atende toda região, tendo como presidente o senhor Arlindo Manentti; Ceprag, presidida pelo gestor Patrique Alencar Homem, com sede em Praia Grande; Cresol, com sede em São João do Sul, presidida pelo senhor José Bitencourt; Coopersertão que tem à frente dos trabalhos o agricultor Donizete Elíbio Cardoso; o Sicoob Credisulca, com sede em Turvo presidida pelo senhor Romanim Dagostin; Cooperagrosul, com sede em São João do Sul representada por Agostinho Loi Benedet Pereira; a Acevam/Coopervida de Praia Grande, entre outras cooperativas que trazem desenvolvimento e renda para a sociedade.
O princípio básico de uma cooperativa é a união de pessoas com interesses em comum.
Os grandes gestores cooperativistas da região refletem sobre o Dia Internacional do Cooperativismo e a importância das cooperativas para o desenvolvimento dos municípios. “O cooperativismo é antes de tudo, um modelo de desenvolvimento que coloca as pessoas no centro. É uma alternativa ao sistema financeiro tradicional que representa um caminho de inclusão, de fortalecimento da economia local e de geração de oportunidades. No Sicoob Credisulca por exemplo, acreditamos que quando cooperamos, crescemos juntos. E é isso que nos move: promover o bem comum, valorizar o trabalho coletivo e contribuir ativamente para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, destacou Romanim Dagostin, presidente do Sicoob Credisulca.
“O cooperativismo transforma realidades porque é feito por pessoas que acreditam no poder da coletividade. Quero aqui deixar uma palavra de otimismo a todos os associados da Ceprag neste Dia Mundial das Cooperativas, do cooperativismo, em que a ONU decretou 2025, o ano das cooperativas que é onde é feito o trabalho, onde o associado se reúne, se organiza e o cooperativismo acontece”, ressalta o presidente da Ceprag, Patrique Alencar Homem, lembrando que o associativismo produz grandes frutos, principalmente em Santa Catarina, onde o Estado é o mais cooperativista da federação, 58% dos catarinenses são associados a pelo menos um ramo de cooperativa.
“No Dia Internacional do Cooperativismo, celebramos a força da união e do trabalho em conjunto. Juntos somos mais fortes!”, refletiu Arlindo Manenti, presidente da Coopersulca.
“Cooperativismo é uma maneira de ser parceiro do cooperado, decidir ideias juntos, decidir em grupo o que é melhor para a cooperativa, tanto na parte da cooperativa de crédito como na de produção. Eu acho excelente o cooperativismo porque beneficia mais pessoas. Então, eu acho que hoje o sistema cooperativo é bem importante para a sociedade”, concluiu o presidente da Cresol José de Souza Bitencourt.

TIRO DE LAÇO E HOMENAGENS MARCARAM O  XL RODEIO CRIOULO DO CTG PORTEIRA DO FAXINAL Anterior

TIRO DE LAÇO E HOMENAGENS MARCARAM O XL RODEIO CRIOULO DO CTG PORTEIRA DO FAXINAL

PREFEITO FANICA FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO PRIMEIRO SEMESTRE DO SEU SEGUNDO MANDATO Próximo

PREFEITO FANICA FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO PRIMEIRO SEMESTRE DO SEU SEGUNDO MANDATO

Deixe seu comentário