DIÁCONO MATHEUS SPÉZIA DE OLIVEIRA É ORDENADO PADRE EM PRAIA GRANDE |
TIRO DE LAÇO E HOMENAGENS MARCARAM O XL RODEIO CRIOULO DO CTG PORTEIRA DO FAXINAL
Com provas de laço, gineteada, bailes e homenagens, o evento reuniu competidores, autoridades e comunidade em quatro dias de programação campeira e celebração da cultura gaúcha.
O CTG Porteira do Faxinal, de Praia Grande, promoveu nos dias 26, 27, 28 e 29 de junho, uma das grandes festas tradicionalistas de sua história, o XL Rodeio Crioulo Nacional e III Rodeio Internacional.
O evento começou na quinta-feira (26) com o tiro de laço, Taça Sócio, Taça JTP, e, à noite, o baile foi animado pelo grupo Estação Fandangueira.
Na sexta-feira (27), ocorreram a Taça Cidade MNR Forças A e B, Laço Sênior, Dupla de Irmãos e, à noite, o Grupo Sansara e Jonathan Pacheco animaram o baile.
No sábado (28), foram realizadas as provas de Laço Patrão de Piquete, Guri, Pai e Filha, Pai e Filha Mirim, Pai e Filho, Pai e Filho Piá, Avô e Neto, Avô e Neta, Duplas Oficial, Seleção da 6ª RT, Vaca Parada e, logo após o Laço Seleção, ocorreu a Abertura Oficial do Rodeio. Na sequência, foi realizada a Gineteada com ginetes convidados, e à noite encerrou com o baile animado por Bailaço e o Grupo Novos Garotos.
Já no domingo (29), ocorreram as finais da Taça MNR, Laço Diretoria Coordenador e ex-Coordenador, Patrão de Campeira e Capataz 6ª RT, Patrão de CTG com carteirinha, Veterano, Vaqueano, Piá, Prenda Mirim, Prenda Juvenil, Duelo de Prendas Rainha dos Canyons, Laço Inclusão Social e a final do Laço Duplas Oficial.
Abertura Oficial foi marcada por homenagens
A Abertura Oficial do rodeio contou com a presença de autoridades e tradicionalistas, entre eles, o presidente da Câmara de Vereadores Hélio Roque Speck e os vereadores Lindomar Votre (Baixinho), Guilherme Brunel, Sérgio Boeira e Kathia Rosy Pereira; diretor do Samae Água dos Canyons João Luiz Custódio; secretário de Cultura Kauê Bellettini; secretário de Turismo Henrique Maciel; diretor de Saúde Rodrigo Marcelino; coordenador da 6ª RT do MTG/SC Jonas Pereira, patrão do CTG Porteira Catarinense Alex Matos e o patrão do CTG Porteira do Faxinal, Irmão Campeiro.
O pastor Rafael Cunha usou a palavra, abençoando a todos os presentes e a organização do rodeio.
O ex-patrão Luciano Lima lembrou os desafios e também do orgulho de ter sido patrão do Porteira do Faxinal.
O presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Roque Speck, agradeceu a presença de todos, que, mesmo debaixo de chuva, compareceram mostrando a força do tradicionalismo.
O secretário de Cultura, Kauê Bellettini, enalteceu a organização do rodeio, destacando os mais de 40 anos da cultura gaúcha no Município através do CTG.
O diretor do Samae, João Luiz, parabenizou o patrão Irmão Campeiro e toda a sua patronagem, que não mediram esforços para realizar esta grande festa do tradicionalismo. Ele ainda justificou a falta do prefeito Elisandro Machado (Fanica) por motivo de força maior.
Na sequência, o coordenador da 6ª RT do MTG/SC, Jonas Pereira, parabenizou toda a patronagem pelo empenho na organização e tirou o chapéu para a bela história do CTG Porteira do Faxinal.
O patrão geral, Alceu Scheffer, popularmente conhecido como Irmão Campeiro, agradeceu o empenho de toda a sua patronagem, que não mediu esforços para organizar uma bonita festa, e fez questão de agradecer de modo especial João Luiz Custódio (Samae), pela parceria com o Porteira do Faxinal.
Seguindo a tradição de homenagear ex-patrões do CTG Porteira do Faxinal, Irmão Campeiro prestou uma homenagem ao 4º patrão, Henrique Maciel, e já adiantou que, em 2026, o ex-patrão homenageado será Luciano Lima.
Usando a palavra, Henrique agradeceu o patrão Irmão Campeiro pela homenagem, parabenizou a patronagem e se disse muito feliz por já ter sido patrão do CTG Porteira do Faxinal, por quase 10 anos.
Na sequência, foi feita uma homenagem, junto com a Lotus Eventos ao grupo Bailaço, pelos 30 anos de história, animando os bailes da região e sendo reconhecidos a nível nacional com a música Troca de Tiros.
Finalizando a cerimônia de Abertura Oficial, adentrou na cancha de laço a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e foi feito um discurso de fé e reflexão, em memória das vítimas da tragédia de balão, com a oração universal, o Pai Nosso.


Deixe seu comentário