PRESIDENTE DA ALESC JULIO GARCIA VISITA O PREFEITO E LIDERANÇAS DO PSD MUNICIPAL |
COOPERSERTÃO COMEMORA QUATRO ANOS DE FUNDAÇÃO COM ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

Para comemorar o 4º aniversário de fundação, a direção da Coopersertão realizou no sábado, dia 29, na comunidade de Nova Fátima, um almoço de confraternização com os associados, autoridades e empresas parceiras.
No último sábado, dia 29, a Cooperativa Regional dos Agricultores Familiares e Artesanato de São João do Sul comemorou quatro anos de fundação. A cooperativa, batizada de Coopersertão, em homenagem ao nome do antigo povoado, foi fundada no dia 28 de junho de 2013. Nasceu da necessidade dos agricultores familiares e produtores de leite da região de ter mais força para negociar a venda de seus produtos. O povo do leite puxou a frente, visitaram a Epagri e desafiaram a instituição a apoiá-los na ideia de formar uma cooperativa. A Epagri achou interessante e desafiadora a ideia e topou o desafio.
Mas esta história começou lá no final do ano de 2011, quando Prefeitura e Epagri realizaram um seminário sobre associativismo, ocasião que despertou o interesse dos agricultores sobre o cooperativismo. Após aquele seminário os agricultores marcaram a primeira reunião e contrataram as primeiras consultorias. Contaram com o apoio do pessoal da Epagri de Concórdia e de São João do Sul, com a Coopervalesul, outra cooperativa com sede em Turvo. Contaram também com o apoio da Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) de Santa Catarina. Após dois anos de curso de formação sobre cooperativismo, os agricultores decidiram tirar a história do papel e fundaram a Coopersertão. Organizaram todos os documentos com o apoio da Epagri e da Coopervalesul e no final do ano de 2013 comercializaram os primeiros litros de leite através do CNPJ da cooperativa. Negociaram firmemente com os donos das indústrias e conseguiram um preço acima da média regional, puxando o preço do leite pago aos produtores para cima em toda região sul. Depois disso vieram as agroindústrias e o artesanato. Os primeiros investimentos e as primeiras participações em feiras e eventos. A Coopersertão aumentou a participação dos agricultores familiares no desenvolvimento rural da região e representa uma importante força na economia e na agricultura.
Atualmente a Coopersertão figura como um exemplo de empreendedorismo e sucesso da agricultura familiar na região sul de Santa Catarina.
Para comemorar o quarto aniversário de fundação, a direção da Coopersertão através do presidente Donizete Elíbio Cardoso, vice-presidente José dos Santos Silveira, 1º tesoureiro Eurico Gomes Rodrigues, 2º tesoureiro Lucas de Vargas Cardoso, 1ª secretária Roseli Alexandre Machado Pereira e 2º secretário José Osmar Dewes Bauer. Conselho Fiscal: Josué Mateus Bitencourt, João Carlos Borges, Valdenir Valim Silveira, Tiago Jorge Monteiro, Bento Manoel Machado e Everaldo Ferreira da Silva reuniu no último sábado (29), no Salão Comunitário de Nova Fátima, associados, autoridades e colaboradores para um almoço de comemoração. Além da diretoria, estavam presentes o prefeito de São João do Sul Moacir Teixeira, presidente do sindicato Manoel Margenat Antônio, representantes do Credisulca e CRESOL, extensionistas da EPAGRI João Armando e Diego Adílio, secretário da Câmara de Vereadores Roni Raupp, representantes dos laticínios, entre outros parceiros da entidade.


Deixe seu comentário