logo RCN

CRIADA A IDENTIDADE DO POLVILHO AZEDO EM SANTA CATARINA

Projeto de Lei do deputado estadual Manoel Mota foi aprovado pelos deputados em sessão da última terça-feira (01) na ALESC.

Foi aprovado na Sessão Ordinária de terça-feira, 1º, o Projeto de Lei (PL) 564/2015, de autoria do deputado estadual Manoel Mota, que estabelece que as empresas produtoras de mandioca no estado poderão denominar como polvilho azedo apenas o amido resultante de processo de fermentação natural e secagem ao sol. 
"O crescente mercado de alimentos proporcionou o surgimento de amidos que têm substituído o polvilho azedo. Eles são produzidos por grandes empresas, obtidos por modificação química do amido da mandioca. No entanto, estão expostos ao público consumidor com a mesma denominação do tradicional. A comercialização dos amidos substitutos do polvilho azedo lesa o consumidor, já que não consta nas embalagens do produto artificialmente modificado sua verdadeira composição", destacou o autor da proposta, deputado Manoel Mota (PMDB). 
Para o parlamentar, a aprovação da matéria foi uma conquista para o estado, em especial para a região sul. "Sabemos que muitos produtores têm como principal fonte de renda a mandioca e seus derivados, como o polvilho azedo e a normativa estabelecida através desta lei é fundamental para manter o agricultor no campo, acredita Mota.
Mota completa ainda que a maior preocupação é que o amido da mandioca obtido pelas grandes indústrias pode levar ao desaparecimento das pequenas empresas que produzem o polvilho azedo verdadeiro, com o processo natural que leva em torno de 90 dias para ficar pronto. "Não podemos aceitar isso, principalmente porque gera o desemprego e afeta a produção de polvilho azedo verdadeiro", completa.
A sessão foi acompanhada por produtores de polvilho azedo do extremo sul catarinense e a aprovação em primeiro e segundo turno foi comemorada pelo deputado Mota, que agradeceu a contribuição na elaboração do Projeto de Lei dos técnicos da Cidasc, Epagri, Secretaria de Agricultura, professores da Universidade Federal e os polvilheiros do estado. "O parlamento catarinense está sempre ao lado dos interesses da população", conclui Mota.

ENCONTRO DE APOSENTADOS RURAIS EM MORRO GRANDE REÚNE GRANDE PÚBLICO Anterior

ENCONTRO DE APOSENTADOS RURAIS EM MORRO GRANDE REÚNE GRANDE PÚBLICO

DEFINIDOS OS FINALISTAS DA ETAPA MUNICIPAL DO PROJETO RECICLA CDL NAS ESCOLAS Próximo

DEFINIDOS OS FINALISTAS DA ETAPA MUNICIPAL DO PROJETO RECICLA CDL NAS ESCOLAS

Deixe seu comentário