logo RCN

CTG PORTEIRA DO FAXINAL COMPLETA 35 ANOS EM PRAIA GRANDE

Entidade que foi fundada no dia 03 de outubro de 1981, se tornou referência do tradicionalismo da região.

O Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Faxinal, uma das mais antigas entidades tradicionalistas da região, conhecida em todo o sul do Brasil pelos grandes rodeios, semana farroupilha e pelos peões e prendas que tão bem recepcionam os visitantes na cidade de Praia Grande (SC), completou 35 anos de muita história, lutas e conquistas na segunda-feira, dia 03 de outubro de 2016.
COMO TUDO COMEÇOU
Em uma roda de chimarrão, alguns amigos estavam reunidos no comércio de Derleu Lima, eram eles Eliseu Lima, Alziro Duarte, Orlei Moraes, Saulo Silveira, Nereu Silveira, Loi Moraes, Vanderlei Pereira, Dilson Lima e Elenir Nunes. Eram meados de 1981 e o assunto era rodeio.
A partir desta conversa entre amigos, começava a surgir o Porteira do Faxinal, que na época nem nome tinha. No dia 07 de setembro deste mesmo ano, esses homens participaram de um desfile na semana da pátria, uma cavalgada, já representando o novo CTG.
O nome escolhido foi sugerido pelo senhor Aniceto Réos, "CTG Porteira do Faxinal", por estar na porta da Serra do Faxinal.
Esses amigos organizaram uma reunião no Clube Sorefa, com 15 a 20 convidados, mas para surpresa dos organizadores, compareceram mais de 70 pessoas para tratarem da fundação do CTG. Com isso, no dia 03 de outubro de 1981, foi fundado o CTG Porteira do Faxinal, que teve sua primeira diretoria composta pelo Patrão Geral Eliseu Lima; Patrão da Campeira Derleu Lima; secretário Nereu Silveira e demais membros. 
Na época, não existia ainda o parque, então fizeram um primeiro treino no potreiro de Saulo Silveira, no qual o gado vinha tropeado, pois não havia transportes. Cada homem começou a comprar suas pilchas e participaram a convite do senhor Renato Trindade, do rodeio no CTG Peão de Estância, em Cambará do Sul (RS).
Em seguida, o terreno da cancha foi adquirido numa negociação com o senhor Inácio Maciel, políticos e a comunidade praia-grandense. O parque foi terraplanado, a cancha foi feita, um galpão aberto e alguns banheiros também foram construídos.
Durante estes 35 anos, o CTG Porteira do Faxinal foi crescendo e escrevendo uma bonita história de amor à tradição. Muitos nomes ajudaram a escrever esta história, e cada patronagem deixou sua marca, sendo eles os Patrões Gerais e seus respectivos Patrões da Campeira: Eliseu Lima e Derleu Lima; Alziro Duarte e Orlei Moraes; Derleu Lima e Luciano Lima; Assis da Encarnação e Argeu Cardoso; Henrique Maciel e Jocelytho Coelho; Henrique Maciel e Félix Lummertz; Rui Rabelo e Odir Rocha (irmão campeiro deu continuidade); Delmar Lima e Josevaldo Lima e Adelírio Monteiro e Arnaldo Lima.
O atual Patrão Geral Fábio Lummertz e o Patrão da Campeira João Vitor de Souza estão à frente do CTG levando adiante esta trajetória de muito trabalho, dedicação e persistência. Os poucos recursos dificultam os trabalhos, mas com união dos tradicionalistas a patronagem segue realizando grande trabalho. O CTG Porteira do Faxinal representa a cultura de um povo que mesmo sofrido, não esquece suas raízes e suas origens. 
Parabéns a todos peões e prendas que representam esta entidade e honram o nome do CTG, levando alegria, amizade e um bom chimarrão por onde passam.

9ª COLETA DE LIXO ELETRÔNICO SERÁ REALIZADA DIA 15 EM TORRES Anterior

9ª COLETA DE LIXO ELETRÔNICO SERÁ REALIZADA DIA 15 EM TORRES

3º INOVE ULBRA TORRES PROMOVEU DUAS NOITES DE APRENDIZADO Próximo

3º INOVE ULBRA TORRES PROMOVEU DUAS NOITES DE APRENDIZADO

Deixe seu comentário