logo RCN
http://www.sc.gov.br/

DECRETO REGULAMENTA PROGRAMA DE PARCERIAS E INVESTIMENTOS DO ESTADO

  • Gabriela Zwang/PGE -

Um decreto assinado pelo governador Carlos Moisés na última semana estabelece a regulamentação do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado (PPI-SC). O decreto 468 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira, 14, e já está em vigor. O PPI-SC tem como objetivo celebrar as parcerias entre o Estado e a iniciativa privada para execução de serviços públicos, empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras ações de desestatização. O assunto já foi tema de reunião nesta segunda-feira, 17, entre SCPAR e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O Programa também pretende promover ampla e justa competição na celebração das parcerias e prestação de serviços, bem como assegurar a estabilidade e a segurança jurídica dos contratos. 

"É uma forma de desonerar os cofres públicos e garantir mais desenvolvimento econômico para o Estado, com oportunidades de investimento e emprego", explica o chefe da Casa Civil, Douglas Borba. 

Pelo decreto, podem integrar o PPI-SC os empreendimentos públicos de infraestrutura em execução ou a serem executados por meio de contratos de parceria celebrados pela Administração Pública Estadual Direta e Indireta. Também podem fazer parte os serviços públicos objeto de concessão, parcerias público-privadas (PPP), permissão ou autorização e a desestatização de empresas controladas direta ou indiretamente pelo Estado e bens móveis da Administração Pública Estadual Direta e Indireta. 

Um exemplo está na área da saúde. No começo deste ano o governador Carlos Moisés anunciou que pretende construir, em parceria público-privada (PPP), um complexo hospitalar na área do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. A execução da obra deve custar R$ 500 milhões bancados inicialmente pela iniciativa privada. 

Já órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta estão vedados de realizar licitação e celebrar contratos de parceria, assim como realizar procedimentos de manifestação de interesse, fora do âmbito do PPI-SC. 

Comitê gestor 

O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado tem um comitê gestor composto pelo chefe da Casa Civil, Douglas Borba, que também é o presidente, o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, e o procurador-geral do Estado, Alisson de Souza. 

Cabe a este comitê gestor (CGPPI-SC) opinar sobre as propostas dos órgãos ou entidades, relativas às matérias inerentes ao PPI-SC, e qualificá-las, previamente à deliberação do Governador do Estado. 

O grupo também acompanha a execução do programa e elabora recomendações e orientações normativas aos órgãos, entidades e autoridades da Administração Pública Estadual Direta ou Indireta. 

Administração 

A SC Participações e Parcerias S.A. (SCPAR) é a responsável pela promoção e execução do PPI-SC. O órgão deverá celebrar os contratos e convênios, opinar tecnicamente, elaborar e revisar os projetos e estudos, e coordenar a execução do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) no âmbito do PPI-SC. 

Além disso, a SCPAR deverá estruturar a modelagem técnico-operacional, econômico-financeira e jurídica, bem como o gerenciamento operacional das parcerias entre órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e iniciativa privada. 

PGE e SCPAR iniciam modelagem do programa

Em reunião na tarde desta segunda-feira, 17, em Florianópolis, a Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) e a SCPAR já iniciaram a modelagem do PPI-SC. De acordo com a SCPar, 11 projetos estão mapeados, em áreas como saúde e administração prisional e socioeducativa.

A participação da PGE garantirá segurança jurídica desde o planejamento das parcerias, passando pelo lançamento de editais e acompanhamento de eventuais demandas judiciais decorrentes do programa. "A visão jurídica da Procuradoria nos auxiliará nesse processo", ressaltou o presidente da SCPAR, Gustavo Salvador Pereira. 

"Precisamos trabalhar em conjunto para aproveitar a expertise tanto da PGE quanto da SCPAR. Melhoria na infraestrutura do Estado não é apenas um projeto de Governo, é uma demanda da sociedade", observou o procurador-geral Alisson de Bom de Souza, colocando o procurador do Estado André Emiliano Uba como interlocutor oficial da Procuradoria no PPI-SC. 

Participaram da reunião também o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Sérgio Laguna Pereira; o procurador-chefe da Consultoria Jurídica, Marcelo Mendes; e o secretário executivo de PPPs da SCPar, Ramiro Zinder. 

Áreas que poderão firmar contratos no PPI-SC: 

-aeroportos, inclusive seus acessos; 

-educação, saúde, segurança pública e turismo;

-empreendimentos imobiliários e habitacionais;

-geração e transmissão de energia;

-logística de todos os modais;

-parques tecnológicos de inovação, ciência e tecnologia;

-portos, marina e obras costeiras;

-rodovias;

-saneamento básico;

-sistemas de mobilidade urbana;

-telecomunicações, transmissão de dados e tecnologia da informação.


Mauren Rigo e Márcia Callegaro

Assessoria de Comunicação

Casa Civil

E-mail: comunicacao@casacivil.sc.gov.br

Fone: (48) 3665-2005 / 3666-2104 / 98843-3497

Site: www.scc.sc.gov.br

www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC


PORTO DE IMBITUBA REALIZA MAIOR EMBARQUE DE GRANEL SÓLIDO DO SUL DO BRASIL Anterior

PORTO DE IMBITUBA REALIZA MAIOR EMBARQUE DE GRANEL SÓLIDO DO SUL DO BRASIL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA LANÇA EDITAL DE CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE SERVIDORES Próximo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA LANÇA EDITAL DE CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE SERVIDORES

Deixe seu comentário