logo RCN

DEPRESSÃO É A SEGUNDA CAUSA DE MORTE ENTRE JOVENS

Afirmação é da Organização Mundial de Saúde.

A doença é caracterizada por tristeza persistente e/ou irritabilidade, baixo envolvimento em atividades do dia a dia e sintomas associados como falta de energia, dificuldade de concentração, distúrbios do sono e apetite. Segundo a psiquiatra e presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), Lilian Lucas, as manifestações podem variar de acordo com a idade.

Na adolescência, o isolamento dos amigos, queda do desempenho escolar devem chamar a atenção dos pais. A ausência de planos para o futuro, os pensamentos sobre morrer, automutilação (como cortes nos braços e pernas) devem alertar para a urgência do tratamento médico, pelo risco de morte.

Também é importante notar que os jovens têm depressões com mais reatividade do humor, ou seja, eles podem parecer melhorar em alguns períodos, quando algo muito esperado vai acontecer, como ir à um parque temático, um show de sua banda preferida. Mas depois voltar a mostrar-se triste, irritado ou apático.

A maioria dos estudos mostra que 1% a 2% das crianças pré-puberais e aproximadamente 5% dos adolescentes sofrem de depressão clinicamente significativa.

"Como vemos, ela é muito mais frequente com a chegada da adolescência. A proporção de depressão em homens e mulheres é similar até a pré-puberdade, mas fica mais comum em mulheres na adolescência", destaca a psiquiatra.

Alguns estudos têm mostrado aumento dos casos de depressão na adolescência, mas esta questão ainda precisa de mais estudos para esclarecimento.

SÃO JOÃO DO SUL REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA  PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO Anterior

SÃO JOÃO DO SUL REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

ACIDENTE DE TRÂNSITO É  REGISTRADO EM PRAIA GRANDE Próximo

ACIDENTE DE TRÂNSITO É REGISTRADO EM PRAIA GRANDE

Deixe seu comentário