DESTAQUE DA SEMANA

O ex-vereador de Passo de Torres que participou da comissão de emancipação do Município, Ênio Silveira Luiz.
Natural de São João do Sul e filho de agricultor da comunidade de São Francisco (Furacão), o ex-vereador Ênio Silveira Luiz, de 77 anos de idade, se destaca com seu jeito simples, espontâneo e sem meias-palavras ou rodeios. Ele que teve 06 mandatos como vereador, foi Presidente da Câmara e Secretário Municipal de Agricultura. Também participou da comissão de Emancipação do Município e contribuiu com o desenvolvimento da cidade.
Trabalhando na lida do campo, nas plantações de mandioca, fumo e eucalipto, criou sua família e ajudou sua comunidade de São Francisco (Furacão), participando da comissão da igreja e no time de futebol, Ênio é casado com a professora aposentada Cândida Rodrigues Luiz, com quem tem 03 filhos: Márcio, Alessandra e Marconi, sendo que fala com orgulho de seus filhos, netos e bisnetos.
Ênio Silveira se tornou uma verdadeira lenda viva na história de Passo de Torres e na região da Amesc, sendo eleito por seis mandatos seguidos como vereador, totalizando 24 anos ininterruptos de dedicação ao município. Também já foi presidente da Câmara de Vereadores e Secretário Municipal de Agricultura.
A história de vida de Ênio se confunde com a do próprio município de Passo de Torres, afinal ele participou da comissão de Emancipação do Município, fundado no dia 26 de setembro de 1991, foi eleito no primeiro mandato com 102 votos, assumindo como vereador em 1992, e depois se reelegendo em 1996 com 147 votos, em 2000 com 155 votos, 2004 com 199 votos, 2008 com 226 votos e 2012 com 178 votos recebidos, ficando no legislativo até 2016, quando voltou a se candidatar e desta vez fez 167 votos e ficou como suplente de vereador, na oportunidade que encerrou sua caminhada política. "Nesse tempo como vereador, estive sempre ao lado do povo, principalmente dos mais necessitados e, também trabalhei para todos, indiferente de ser situação ou oposição ao Executivo, aprovei projetos importantes para construção da sede da Câmara, obra da ponte de concreto e melhorias na ponte pênsil, abertura de estradas e ruas e lutei por realizações para agricultura com aquisição do primeiro trator da Prefeitura, conquistas para a saúde, obras, educação assistência social e pesca", destacou Ênio.
Com a saúde debilitada, mas muito lúcido, seu Ênio Silveira recebeu a equipe do jornal Informativo Regional e disse que ama o povo de Passo de Torres e se sente realizado em poder durante tantos anos representá-los no Legislativo Municipal. Ao final da entrevista, Ênio fez questão de dizer: "Dediquei minha vida ao povo de nosso município e não me esqueço do que fizeram por mim, me elegendo seis vezes como vereador. Agradeço também as pessoas amigas que confiaram e confiam em mim, meus familiares e todos que contribuíram e ainda contribuem comigo", concluiu o ex-vereador.

Deixe seu comentário