DESTAQUE DA SEMANA

Diretor de Esportes de Praia Grande, Everton Eugênio da Rocha (Prof. Rato).
Com uma história de sucesso voltado ao esporte regional, o diretor Municipal de Esportes de Praia Grande, Everton Eugênio da Rocha, é formado em Educação Física pela Ulbra Torres e já atuou no futebol nas categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, São José e Torrense pelo Campeonato Gaúcho de Futebol da série B, foi professor na capacitação de atletas do Projeto Tigrinhos e está à frente do Departamento Municipal de Esporte de Praia Grande desde janeiro de 2021, realizando grandes eventos esportivos.
Popularmente conhecido como Prof. Rato, ele tem 41 anos de idade e é casado com Juci Matos, pai de 02 filhos, Fábio e Manuela. Aos 13 anos de idade Everton iniciou a carreira de jogador, quando foi selecionado para as categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde jogou por 07 anos, depois integrou a equipe do São José de Porto Alegre e mais tarde no Torrense, disputou o Campeonato Gaúcho de Futebol da série B, até sofrer uma lesão e encerrar o ciclo no futebol profissional. Sempre motivado pela sua família, especialmente pelo seu pai Fábio da Rocha, ex-vereador e presidente da Liga de Futebol Amadora de Mampituba, Rato estudou e se formou no ano de 2009 em Educação Física pela Ulbra/Torres, em 2011 depois de formado, atuou como professor das categorias de base, trabalhando na Escolinha Municipal de Futebol e a partir de 2011, também integrou o projeto Tigrinhos da UNESC e Criciúma Esporte Clube, trabalhando na capacitação de atletas até 2018. Em 2019 saiu dos projetos do município e passou a dar aulas nas escolas municipais e ainda, integrou o Projeto de Assistência Familiar do Hospital Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande, onde permaneceu até 2020. Em janeiro de 2021, foi convidado pelo atual prefeito Elisandro Machado (Fanica) e o vice-prefeito Rodrigo Mariani, a assumir o Departamento Municipal de Esportes, onde permanece até hoje realizando um bom trabalho com grande atuação na formação de atletas.
Como atleta amador, Rato foi artilheiro e multicampeão por diversos times da região, tendo jogado por equipes de Praia Grande, São João do Sul, Mampituba, Morrinhos do Sul, Torres e Sombrio. Essa vivência lhe deu conhecimento sobre a importância do esporte amador na vida das pessoas, contribuindo também com a socialização e a prática de atividades físicas, com o objetivo de tirar os jovens do caminho errado, oportunizando à todos a prática esportiva.
Na sua gestão como diretor de Esportes já foram ampliadas as infraestruturas esportivas no Balneário Bira e Estádio do Sorefa, reforma e revitalização do Ginásio Municipal de Esportes e está sendo tratada a construção de um Complexo Esportivo em uma área que deverá ser destinada pela Prefeitura, além de ter implantado 12 projetos esportivos, com diversas modalidades, atendendo mais de 400 jovens praia-grandenses.
Indagado sobre seus objetivos para o futuro, Ratinho disse querer cada vez mais diversificar e incentivar a prática do esporte com o aumento do número de participantes e ser reconhecido pelo seu trabalho na melhoria da qualidade de vida da população. Ele também salientou a importância de ter ao seu lado pessoas que se importam e valorizam os projetos, como os professores, colaboradores, empresas parceiras e os familiares dos alunos.
Nas horas de folga, ele salientou que gosta de jogar e assistir futebol, canastra, passear e estar com a família.

Deixe seu comentário