logo RCN

DIA DE CAMPO DA CULTURA DA MANDIOCA

Na tarde do dia 11, a Epagri de São João do Sul realizou um dia de campo sobre a cultura da Mandioca, que contou com a participação de 20 pessoas.

O evento que foi realizado na propriedade do produtor João Paulo da Silva Teixeira, na comunidade de Olho D´Água, onde está instalada a Unidade de Referência Técnica (URT), contou com a parceria do escritório municipal da Epagri de São João do Sul e Estação Experimental de Urussanga.

O Dia de Campo realizado é a continuidade do trabalho iniciado em 2017, onde o principal intuito era mostrar aos produtores, variedades de mandiocas com boa produtividade e bom rendimento de amido.

A avaliação das cultivares foi realizada durante dois anos de cultivo, sendo feito um comparativo entre a produção de raízes e amido em toneladas por hectare.

O pesquisador de Urussanga, Alexsander Luís Moreto foi o instrutor do Dia de Campo. Ele destacou a importância do planejamento da propriedade, escolha de variedades para plantio conforme o número de ciclos de cultivo e produtividade esperada. "Cada variedade de mandioca possui características próprias que as diferenciam uma das outras, um bom exemplo seria variedades que obtiveram boa produção no primeiro ciclo de cultivo e dobraram o rendimento no segundo ciclo, chegando a produzir aproximadamente 52 toneladas por hectare e com bom teor de amido. Em contrapartida, algumas variedades foram produtivas em primeiro ano de cultivo, porém diminuíram sua produtividade no segundo ano, devido a perdas por podridão radicular, doença que acomete a cultura. O que destaca a importância de saber escolher a cultivar conforme as condições de cultivo", relata o pesquisador.

A extensionista da Epagri, Mariele Duarte Anastácio, destaca que, além de melhorar as cultivares usadas na região, é necessário também melhorar o manejo de adubação e calagem, pragas e doenças para assim, aumentar a produtividade média da região e consequentemente aumentar os lucros dos agricultores. "Na região a comercialização da mandioca está passando por algumas modificações, atribuindo preço aos produtos conforme qualidade, ou seja, teor de amido expresso no material entregue. Dessa forma, a escolha do cultivar de mandioca, com melhor produtividade e teores de amidos, auxilia o produtor a obter melhor preço pela tonelada do produto e melhor lucratividade por hectare. O Dia de Campo vem de encontro a uma necessidade que está tendo na região, de melhorar a qualidade, produtividade e lucratividade da cultura da mandioca", destaca Mariele, ressaltando que os próximos passos visam apoiar os agricultores interessados em melhorar seus rendimentos na cultura.

IGREJA MATRIZ REALIZA A FESTA DO  PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA Anterior

IGREJA MATRIZ REALIZA A FESTA DO PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA

CEPRAG REALIZA MELHORIAS NO MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES Próximo

CEPRAG REALIZA MELHORIAS NO MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES

Deixe seu comentário