VETERANO CINQUENTÕES DO SOREFA DE PRAIA GRANDE RECEBE O LAGOMAR DE CAPÃO DA CANOA |
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O TABACO

O dia 31 de maio é o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco no Brasil.
Também conhecido como "Dia Mundial Sem Tabaco" ou "Dia Contra o Cigarro", esta data tem o objetivo de alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.
O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e para o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) foi "Tabaco e Doença Cardíaca". Ele teve como objetivo aumentar a conscientização sobre:
? A ligação entre tabaco e doenças do coração e outras doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo;
? Os riscos à saúde do coração que o tabaco representa;
? O impacto que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo têm sobre a saúde cardiovascular;
? As oportunidades que o público, governos e sociedade civil têm para assumir compromissos, a fim de promover a saúde do coração, protegendo as pessoas contra o uso de produtos de tabaco.
De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo. Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.


Deixe seu comentário