logo RCN

EPAGRI E COOPERSERTÃO REALIZAM PALESTRA PARA PRODUTORES DE LEITE

Controle leiteiro e reprodutivo, acompanhamento contábil e nutrição do rebanho foram temas desta palestra.

A palestra ocorreu no dia 07 de junho na sede da cooperativa Coopersertão, na comunidade de Nova Fátima, São João do Sul.

O engenheiro-agrônomo e extensionista rural da Epagri de São João do Sul, Diego Adílio da Silva compartilhou as experiências sobre o trabalho realizado na propriedade das famílias Silveira e Sena com controle leiteiro, acompanhamento contábil, controle reprodutivo e de crescimento de terneiras e nutrição do rebanho. O extensionista apresentou ferramentas para acompanhamento de índices técnicos que são imprescindíveis para o sucesso da atividade leiteira que culminam na redução do custo do litro de leite e, consequentemente, no lucro do produtor. Também discutiu sobre parâmetros que levam a tomada de decisão, como por exemplo, o descarte de animais do rebanho. Por fim, compartilhou sobre a experiência do trabalho com a família com a nutrição do rebanho e as fontes utilizadas para a alimentação do mesmo.

O engenheiro agrônomo, extensionista rural e especialista em nutrição Homero Rock Bosh Jr. palestrou aos produtores sobre as estratégias para nutrição do rebanho, tendo por base o vazio forrageiro outonal. Como estratégia para esta época do ano, em relação a pastagem, o extensionista chamou atenção para a implantação de missioneira gigante (Axonopus catharinensis) nas propriedades produtoras de leite. Relatou que é uma forrageira que no outono pode apresentar até 15,8% de proteína. Também relatou sobre a importância da sobressemeadura de inverno com aveia, azevém e trevos. Para suplementação, quando se dispõe de pastagens de inverno, uma orientação dada foi a substituição de ração por milho picado, e completou: "as pastagens de inverno possuem alto teor de proteína e o que o rebanho necessita nesta época do ano é energia. Logo, o fornecimento de milho oferece aos animais esta energia e diminui o custo de produção". Somando-se a isto, falou sobre desmame de terneiras, apresentando o desmame pela diminuição da oferta de leite e o desmame pelo aumento da oferta de ração a esta classe do rebanho.

Para mais informações, procure o escritório municipal da Epagri.

CONTABILIZANDO OS PREJUÍZOS Anterior

CONTABILIZANDO OS PREJUÍZOS

SAFRA DO ARROZ IRRIGADO É TEMA DE DEBATE EM ARARANGUÁ Próximo

SAFRA DO ARROZ IRRIGADO É TEMA DE DEBATE EM ARARANGUÁ

Deixe seu comentário