ESCOLA VILA VELHA II REALIZA TRABALHO SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Através do trabalho, a turma do 5º ano conseguiu conhecer, aprender e respeitar os sotaques, as gírias, ou seja, a linguagem coloquial de cada região.
Na disciplina de Língua Portuguesa, na escola Vila Velha II de Vila Conceição, São João do Sul, os alunos do 5º ano tiveram uma tarde diferente, foram convidados a prestigiar as apresentações da turma do 8º ano. O trabalho apresentado faz parte do conteúdo programado da disciplina, que se chama variação linguística. Foi um trabalho longo, mas com resultados significativos para a escola. A professora Aline Borba, explica a metodologia planejada e executada: os alunos tiveram o momento teórico e puderam compreender a complexidade da Língua Portuguesa. Foram momentos que a professora aproveitou para trabalhar questões voltadas para o preconceito linguístico. Os próximos passos foram voltados ao planejamento do trabalho, onde cada grupo ficou com uma região do Brasil - sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. As equipes deveriam trazer os principais aspectos culturais de sua região. Com este trabalho foi possível aprender um pouco mais sobre a linguagem regional e suas variações. Além disso, foi um momento de conhecer mais sobre os autores literários, músicas típicas, festas tradicionais, esporte, culinária e a economia de cada região. A aluna Emili falou que o trabalho foi muito legal, pois a turma conseguiu conhecer, aprender e respeitar os sotaques, as gírias, ou seja, a linguagem coloquial de cada região. "O trabalho em equipes que a professora escolheu, foi muito bom, pois ajudou a turma a se aproximar mais um dos outros", destacou a aluna.
A segunda professora, Scheila Marques, fala da importância de trabalhos como estes. "Não só o conhecimento teórico da disciplina, mas o desenvolvimento pessoal ajuda, pois muitos alunos conseguiram vencer seus medos neste estilo de apresentação, podendo mostrar de outra maneira suas habilidades", disse.
Para encerrar a professora Aline disse que foi um trabalho complexo, muito minucioso, pois precisou de muita atenção, desde a decoração até a entrega do trabalho escrito. "Concordo com a fala da professora Scheila, houve um desenvolvimento muito satisfatório, pois, este trabalho fez com que todos pudessem desenvolver suas competências e habilidades. Parabéns aos alunos, pois são eles os que merecem todos os créditos, os autores das belíssimas apresentações", concluiu a professora.


Deixe seu comentário