logo RCN

FECAM PARTICIPA DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO EM SC

  • Foto: Rui Baun - Diretor Executivo da FECAM -

Representantes dos colegiados de Educação fortalecem as discussões sobre o tema

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) acompanha a discussão para elaboração do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Santa Catarina desde 2017. Neste ano, garantiu a participação no Comitê Executivo e a inclusão de 43 representantes dos colegiados regionais nos seminários que debatem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Homologada em dezembro de 2017, a BNCC define os conhecimentos essenciais que todos os estudantes têm o direito de aprender. A Base é referência para a elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país, além de orientar mudanças nas políticas educacionais de currículo, na formação dos professores, avaliações e materiais didáticos de ensino. Santa Catarina é o único Estado do Brasil que ainda não definiu o seu documento.

A consultora em Educação da FECAM, Gilmara da Silva, explica que a Federação atua como incentivadora dos debates com o intuito de garantir que esse processo efetivamente ocorra nos 295 municípios do Estado. "Um dos principais pontos positivos da inclusão da FECAM nesse processo é a garantia da participação dos Colegiados Regionais de Educação, que se reúnem nas Associações de Municípios, e a partir daí fazem as discussões regionais de qualificação dos currículos", afirma.

Neste mês de abril, foi realizado o 1º Seminário de Sistematização do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense, em São José, na Grande Florianópolis. Mais de 500 profissionais de educação tiveram a missão de construir um documento com as características do Estado, manifestações culturais e respeitando a história. Além do primeiro seminário, o ciclo para a implantação da base curricular segue nos meses de junho e agosto, com a formação dos professores multiplicadores. A perspectiva é que o documento seja concluído até o fim de 2019.

"A partir da finalização do Currículo do Território Catarinense, os sistemas de ensino, sejam eles municipais, estaduais ou particulares, precisarão revisar o seu documento pedagógico orientador. O objetivo é avaliar se ele já está adequado a base ou não, caso não estiver é necessário que se faça essa adequação e consequentemente a implementação a partir de 2020", explica a consultora.

O diretor executivo da FECAM, Rui Braun, destaca que a presença da Federação para definição de um novo modelo representa uma aposta continuada no desenvolvimento educacional como matriz estratégica e tema central para o desenvolvimento social e tecnológico dos municípios catarinenses. "Base curricular, integração do sistema estadual e municipal de ensino e aliança cooperativa são obrigações da governança catarinense sobre as quais o municipalismo sente orgulho e responsabilidade de participação", complementou.

Além da FECAM fazem parte do Comitê Executivo a Secretaria de Estado de Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (UNDIME/SC), Conselho Estadual de Educação (CEE) e União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Segundo a SED, a participação da FECAM no grupo garante de forma democrática que todos os entes comprometidos com a educação no estado estejam presentes na consolidação do currículo.


SANTA CATARINA É SEGUNDO ESTADO QUE MAIS CRIOU POSTOS DE TRABALHO NO PAÍS EM 2019 Anterior

SANTA CATARINA É SEGUNDO ESTADO QUE MAIS CRIOU POSTOS DE TRABALHO NO PAÍS EM 2019

PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO  IMPOSTO DE RENDA TERMINA DIA 30 DE ABRIL Próximo

PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA TERMINA DIA 30 DE ABRIL

Deixe seu comentário