FETAESC VISITA EMPRESAS DE TABACO NO SUL DO ESTADO

-
- Texto: Viviana Ramos/Fetaesc
O objetivo da visita técnica foi verificar a comercialização do produto em Santa Catarina.
A Comissão de Política Agrícola da Fetaesc está visitando empresas de Tabaco para verificar a qualidade e a comercialização do produto em Santa Catarina. Na terça-feira (27), o vice-presidente da Fetaesc, Adriano da Cunha, e o assessor de Política Agrícola da Federação, Irineu Berezanski, visitaram quatro unidades compradoras no Sul do Estado.
De acordo com o vice-presidente da Fetaesc, Adriano da Cunha, a qualidade do fumo da Região Sul é superior ao fumo da safra passada. "O mercado está aquecido, as indústrias estão em busca desse tabaco e os agricultores estão aguardando o melhor momento para fazer a venda do produto", explica Adriano da Cunha.
O vice-presidente da Federação ressalta ainda que os pedidos para a próxima safra já estão sendo feitos e há possibilidades de aumento da produtividade. "Durante as visitas, observamos que as boas vendas ocorrem quando o fumo é bem classificado pelos produtores. Em alguns locais é possível visualizar uma mistura de classe, o que deprecia o produto na hora da comercialização", salienta Adriano.
Segundo o assessor de Política Agrícola Irineu Berezanski, a produção de Tabaco da Região Sul precisa de um trabalho em conjunto entre as representações dos produtores, indústrias e técnicos que atendem as propriedades para que haja uma melhor classificação e, consequentemente, melhor qualidade do fumo. "Outro fator que nos chamou atenção é que os produtores não têm mão de obra suficiente para trabalhar com a atividade. Precisamos repensar as tecnologias para melhorar o processo de produção para que o produtor consiga produzir com qualidade e com a mão de obra disponível", assinala Irineu Berezanski.
Embora a produção de Tabaco da Região Sul tenha sido avaliada positivamente pela Comissão de Política Agrícola, em algumas regiões do Estado, o excesso de chuva e o granizo atrapalharam a colheita desta safra.

Deixe seu comentário