DUAS PRISÕES, UM ADOLESCENTE APREENDIDO E MOTOCICLETA RECUPERADA NA ÁREA DO 2° BPAT |
GOVERNADOR CARLOS MOISÉS LANÇA LICITAÇÃO PARA OBRA DA SERRA DO FAXINAL

Lançamento do edital da obra de mais de 58 milhões da SC-290 aconteceu na noite de quarta-feira (25), em Praia Grande.
Uma das obras mais importantes de infraestrutura do Extremo-Sul de Santa Catarina deve sair do papel. A assinatura do edital de Licitação da SC-290, conhecida como Serra do Faxinal, aconteceu na noite de quarta-feira (25) pelo governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés. O governador do Estado acompanhado de deputados, secretários de Estado, prefeitos e vereadores esteve em Praia Grande para a assinatura do projeto SC + Asfalto, que destinou R $ 8.862.981, para o Consórcio Intermunicipal Mampituba - CIMA que envolve os Municípios de São João do Sul, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul e Praia Grande; Programa de sinalização do Turismo de SC que está sinalizando como 13 regiões turísticas do Estado com placas indicativas dos principais acessos como pousadas e atrativos turísticos e o lançamento do edital de Licitação da Obra da Serra do Faxinal entre Praia Grande e Cambará do Sul. "Esta é uma obra que sempre esteve entre as nossas prioridades. Nunca descansamos até que pudéssemos iniciar a licitação e também não descansaremos enquanto a Serra do Faxinal não estiver pavimentada ", frisou Carlos Moisés.
A projeção do município é que o fluxo de turistas aumente de quatro a seis vezes com a pavimentação. O prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado, o Fanica, lembrou que a Serra do Faxinal vai desenvolver não apenas o município por onde passa, mas toda a região ao qualificar o acesso aos atrativos turísticos. "Antes mesmo de a gente assumir a Prefeitura, o governador já estava fazendo reuniões conosco para resolver a Serra do Faxinal e a SC-108. Desde o início senti o comprometimento com o trabalho e zelo com o dinheiro público. Vemos um governo municipalista, realizador e que faz obra por toda Santa Catarina ", relatou o prefeito Fanica.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, houve um trabalho intenso por parte do Governo do Estado para superar a burocracia e mais infraestrutura em todas as regiões. "Muitas pessoas duvidaram que sairiam do papel as obras importantes que estamos viabilizando. São grandes os desafios, mas quando a gente soma esforços consegue vencer ", ressaltou Thiago.
Em seu pronunciamento, o deputado Estadual e líder de governo na Alesc, José Milton Scheffer, refletiu sobre a importância deste momento para Praia Grande. "Após a SC-108 focamos nossas ações na Serra do Faxinal e com esse lançamento do edital confirmamos e garantimos os recursos para a retomada da obra que há muito tempo era esperada pela população", defendeu Zé Milton agradecendo o governador Moisés e a colaboração dos secretários , demais deputados, prefeitos e vereadores da região.
Também falaram da importância da obra para a região, o ex-prefeito de Praia Grande e atual diretor da Santur, Henrique Maciel; secretário de Educação de SC, Luiz Fernando Vampiro; diretor da Santur, Renê Meneses e os deputados Rodrigo Minotto, Paulinha e Volnei Weber. Ainda apresenta no evento, o ex-deputado Manoel Mota; prefeito de São João do Sul e presidente da Amesc, Moacir Teixeira; prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues; prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa; presidente da Câmara de Vereadores de Praia Grande, Nereu Cristóvão, presidente da Ceprag, Patrique Alencar, além de demais prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários municipais e servidores municipais de São João do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Passo de Torres.
Após a confirmação dos recursos para a obra da SC-108 que liga Jacinto Machado a Praia Grande, as ações do Governo do Estado se voltaram para a retomada das obras da Serra do Faxinal com recursos na ordem de R $ 58.930.526,00 para realização do trecho de aproximadamente 15 milhas com asfaltamento, sinalização, cuidado com o meio ambiente e iluminação.
Recursos Confirmados para a Usina de Asfalto
Com os investimentos na ordem de R $ 8,8 milhões, a Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Mampituba, com capacidade de produção de 80 toneladas / hora de asfalto quente, que ficará sediada em São João do Sul e atenderá também as cidades de Passo de Torres, Praia Grande e Santa Rosa do Sul foi confirmada também no evento pelo governador Carlos Moisés.
A usina representa uma vitória da mobilização dos prefeitos, de Santa Rosa do Sul Almides da Rosa, de Praia Grande Elisandro Pereira (Fanica), de São João do Sul Moacir Teixeira e de Passo de Torres, Valmir Rodrigues e também do deputado Zé Milton que sugeriu uma organização do consórcio para viabilizar a usina que terá uma abrangência regional. "A usina irá otimizar o uso do dinheiro público e garantir a pavimentação de diversas estradas dos municípios", defende Zé Milton ao falar da redução do custo de pavimentação que será entre 40% a 50% o valor do quilômetro asfaltado.
Reconhecido pelos atrativos naturais, o Extremo Sul fica entre o mar e a serra, mas ainda carece de infraestrutura turística. "É um grande avanço para nós, vai representar a concretização de obras que não viajam de outra forma", comemorou o prefeito de Praia Grande, Fanica e agradeceu o deputado e o governador por mais este investimento.
Mais investimentos na Amesc
Ainda no roteiro do Governador na AMESC está sendo entregue a 1ª Etapa da Sinalização Turística do Estado de Santa Catarina - Caminho dos Cânions e Encantos do Sul, em Praia Grande, além do Edital para demolição, ampliação e reforma da EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso e o repasse de valores referentes à Portaria de habilitação de leitos de UTI / Covid - Araranguá, dentre outras ações para infraestrutura e educação.

Deixe seu comentário