logo RCN

GOVERNADOR CARLOS MOISÉS LANÇA LICITAÇÃO PARA OBRA DA SERRA DO FAXINAL

Lançamento do edital da obra de mais de 58 milhões da SC-290 aconteceu na noite de quarta-feira (25), em Praia Grande.

Uma das obras mais importantes de infraestrutura do Extremo-Sul de Santa Catarina deve sair do papel. A assinatura do edital de Licitação da SC-290, conhecida como Serra do Faxinal, aconteceu na noite de quarta-feira (25) pelo governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés. O governador do Estado acompanhado de deputados, secretários de Estado, prefeitos e vereadores esteve em Praia Grande para a assinatura do projeto SC + Asfalto, que destinou R $ 8.862.981, para o Consórcio Intermunicipal Mampituba - CIMA que envolve os Municípios de São João do Sul, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul e Praia Grande; Programa de sinalização do Turismo de SC que está sinalizando como 13 regiões turísticas do Estado com placas indicativas dos principais acessos como pousadas e atrativos turísticos e o lançamento do edital de Licitação da Obra da Serra do Faxinal entre Praia Grande e Cambará do Sul. "Esta é uma obra que sempre esteve entre as nossas prioridades. Nunca descansamos até que pudéssemos iniciar a licitação e também não descansaremos enquanto a Serra do Faxinal não estiver pavimentada ", frisou Carlos Moisés.

A projeção do município é que o fluxo de turistas aumente de quatro a seis vezes com a pavimentação. O prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado, o Fanica, lembrou que a Serra do Faxinal vai desenvolver não apenas o município por onde passa, mas toda a região ao qualificar o acesso aos atrativos turísticos. "Antes mesmo de a gente assumir a Prefeitura, o governador já estava fazendo reuniões conosco para resolver a Serra do Faxinal e a SC-108. Desde o início senti o comprometimento com o trabalho e zelo com o dinheiro público. Vemos um governo municipalista, realizador e que faz obra por toda Santa Catarina ", relatou o prefeito Fanica.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, houve um trabalho intenso por parte do Governo do Estado para superar a burocracia e mais infraestrutura em todas as regiões. "Muitas pessoas duvidaram que sairiam do papel as obras importantes que estamos viabilizando. São grandes os desafios, mas quando a gente soma esforços consegue vencer ", ressaltou Thiago.

Em seu pronunciamento, o deputado Estadual e líder de governo na Alesc, José Milton Scheffer, refletiu sobre a importância deste momento para Praia Grande. "Após a SC-108 focamos nossas ações na Serra do Faxinal e com esse lançamento do edital confirmamos e garantimos os recursos para a retomada da obra que há muito tempo era esperada pela população", defendeu Zé Milton agradecendo o governador Moisés e a colaboração dos secretários , demais deputados, prefeitos e vereadores da região.

Também falaram da importância da obra para a região, o ex-prefeito de Praia Grande e atual diretor da Santur, Henrique Maciel; secretário de Educação de SC, Luiz Fernando Vampiro; diretor da Santur, Renê Meneses e os deputados Rodrigo Minotto, Paulinha e Volnei Weber. Ainda apresenta no evento, o ex-deputado Manoel Mota; prefeito de São João do Sul e presidente da Amesc, Moacir Teixeira; prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues; prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa; presidente da Câmara de Vereadores de Praia Grande, Nereu Cristóvão, presidente da Ceprag, Patrique Alencar, além de demais prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários municipais e servidores municipais de São João do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Passo de Torres.

Após a confirmação dos recursos para a obra da SC-108 que liga Jacinto Machado a Praia Grande, as ações do Governo do Estado se voltaram para a retomada das obras da Serra do Faxinal com recursos na ordem de R $ 58.930.526,00 para realização do trecho de aproximadamente 15 milhas com asfaltamento, sinalização, cuidado com o meio ambiente e iluminação.

Recursos Confirmados para a Usina de Asfalto

Com os investimentos na ordem de R $ 8,8 milhões, a Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Mampituba, com capacidade de produção de 80 toneladas / hora de asfalto quente, que ficará sediada em São João do Sul e atenderá também as cidades de Passo de Torres, Praia Grande e Santa Rosa do Sul foi confirmada também no evento pelo governador Carlos Moisés.

A usina representa uma vitória da mobilização dos prefeitos, de Santa Rosa do Sul Almides da Rosa, de Praia Grande Elisandro Pereira (Fanica), de São João do Sul Moacir Teixeira e de Passo de Torres, Valmir Rodrigues e também do deputado Zé Milton que sugeriu uma organização do consórcio para viabilizar a usina que terá uma abrangência regional. "A usina irá otimizar o uso do dinheiro público e garantir a pavimentação de diversas estradas dos municípios", defende Zé Milton ao falar da redução do custo de pavimentação que será entre 40% a 50% o valor do quilômetro asfaltado.

Reconhecido pelos atrativos naturais, o Extremo Sul fica entre o mar e a serra, mas ainda carece de infraestrutura turística. "É um grande avanço para nós, vai representar a concretização de obras que não viajam de outra forma", comemorou o prefeito de Praia Grande, Fanica e agradeceu o deputado e o governador por mais este investimento.

Mais investimentos na Amesc

Ainda no roteiro do Governador na AMESC está sendo entregue a 1ª Etapa da Sinalização Turística do Estado de Santa Catarina - Caminho dos Cânions e Encantos do Sul, em Praia Grande, além do Edital para demolição, ampliação e reforma da EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso e o repasse de valores referentes à Portaria de habilitação de leitos de UTI / Covid - Araranguá, dentre outras ações para infraestrutura e educação.


PREFEITURA DE PRAIA GRANDE ADQUIRE NOVO CAMINHÃO PARA SECRETARIA DE OBRAS Anterior

PREFEITURA DE PRAIA GRANDE ADQUIRE NOVO CAMINHÃO PARA SECRETARIA DE OBRAS

DESTAQUE DA SEMANA Próximo

DESTAQUE DA SEMANA

Deixe seu comentário