logo RCN
http://www.sc.gov.br

GOVERNO DO ESTADO LANÇA APLICATIVO QUE REÚNE DADOS COMPLETOS DA AGROPECUÁRIA CATARINENSE

  • Júlio Cavalheiro/Secom -

A partir de agora, os produtores rurais de Santa Catarina têm acesso a uma ampla quantidade de informação para a tomada de decisões, como monitoramento de safras, preços, políticas públicas, importações e exportações. Tudo isso na palma da mão. O Governo de Santa Catarina lançou na tarde desta sexta-feira, 29, o aplicativo do InfoAgro, um sistema que cruza dados de várias fontes e entrega de forma acessível aos interessados.

O lançamento ocorreu no auditório da Epagri, em Florianópolis. "O aplicativo passa a ser um informe digital, permitindo o acesso de todos os dados que interessa ao produtor. Isso vai dar agilidade também para traçar cenários futuros olhando os números passados", avalia o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa. Ele lembrou que, a partir da análise dos preços praticados no mercado, por exemplo, o produtor pode saber se está recebendo um valor adequado pelo que produz. 

A diretora-presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, definiu o InfoAgro como uma revolução para a produção e para a gestão pública. "Para se chegar a esses dados, foram necessárias muitas parcerias. A Secretaria, a Epagri, o Ciasc trabalharam juntos. Também buscamos informações no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no IBGE. São grandes parcerias que resultam nesse produto", relata Edilene. 

O aplicativo já está disponível para download gratuito em sistemas Android. Na semana que vem, ele será disponibilizado também para iOS. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri. 

O lançamento também teve a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, profissionais da Epagri, Ceasa e Cidasc e de representantes de entidades ligadas à produção agropecuária.

Síntese Anual da Agricultura

No mesmo ato, foi lançada a Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2017-2018, publicação que destrincha as mudanças estruturais na agricultura catarinense desde 1970. Pela primeira vez, a revista foi lançada apenas na versão digital, que pode ser acessada neste endereço. 

O coordenador da publicação, Tabajara Marcondes, apresentou os principais pontos da Síntese. Entre os destaques estão o aumento na produtividade do leite (quadruplicou desde 1970), o crescimento da área plantada de soja (mais que triplicou desde 1995) e a redução do espaço destinado ao feijão (chegou a mais de 290 mil hectares em 1980 e atualmente é de aproximadamente 60 mil hectares). Um dos desafios para o futuro, de acordo com Marcondes, será a sucessão do trabalho no campo, já que, atualmente, menos de 4% dos produtores têm menos de 30 anos.

Renan Medeiros

GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL PROTOCOLA NA ASSEMBLEIA PROJETO PARA REAJUSTE DO MÍNIMO REGIONAL Anterior

GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL PROTOCOLA NA ASSEMBLEIA PROJETO PARA REAJUSTE DO MÍNIMO REGIONAL

EPAGRI LANÇA LIVRO SOBRE A GOIABEIRA-SERRANA NESTA QUARTA-FEIRA, EM SÃO JOAQUIM Próximo

EPAGRI LANÇA LIVRO SOBRE A GOIABEIRA-SERRANA NESTA QUARTA-FEIRA, EM SÃO JOAQUIM

Deixe seu comentário