logo RCN

GUARDA-VIDAS ENCERRAM SUAS ATIVIDADES DA TEMPORADA DE VERÃO NO LITORAL

O número de ocorrências de salvamento e resgate de pessoas em risco de afogamento apresentou queda de 31% em relação a 4ª Operação Verão - sendo 425 no litoral norte, 38 no sul e 69 nas águas internas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) encerrou, na quinta-feira (31/03), a Operação Verão 21/22, com a desativação do serviço de guarda-vidas. Com base nos resultados obtidos, o CBMRS entende que a 5ª Operação Verão da Corporação atendeu todas as expectativas desde seu início, em 18 de dezembro de 2021.
A 5ª Operação Verão do CBMRS apresentou um aumento significativo de ações de prevenção (silvos de apito e alertas), e, uma diminuição das ocorrências de resgate/salvamentos. Durante a temporada, dois óbitos por afogamento em áreas sem balizamento para o banho foram registrados. São índices que superam de forma positiva a 4ª Operação Verão 2020/2021, mesmo sendo a segunda operação realizada em meio uma situação sanitária que exigiu protocolos de distanciamento social e maiores cuidados com a saúde coletiva e individual.
Devido a protocolos sanitários mais flexíveis, o banhista apresentou um comportamento diferente ao ano anterior, estando mais próximo das áreas demarcadas para banho e se expondo menos a situações de risco. O reflexo disso foi a diminuição em 80% dos casos de mortes por afogamento, considerando que não houve óbitos em áreas balizadas para banho.
De acordo com o CBMRS, é importante salientar, ainda, que o número de ocorrências de salvamento e resgate de pessoas em risco de afogamento apresentou queda de 31% em relação a 4ª Operação Verão - sendo 425 no litoral norte, 38 no sul e 69 nas águas internas. Números refletidos pela atuação constante dos profissionais das guaritas, orientando o veranista e sinalizando o local de banho seguro.
Agora, sem a presença de guarda-vidas, a orientação é que as pessoas redobrem os cuidados sempre que for usufruir do lazer em ambientes aquáticos.

ESTUDANTES DE TORRES QUE UTILIZAM TRANSPORTE ESCOLAR DEVEM FAZER RECADASTRAMENTO ATÉ 15 DE ABRIL Anterior

ESTUDANTES DE TORRES QUE UTILIZAM TRANSPORTE ESCOLAR DEVEM FAZER RECADASTRAMENTO ATÉ 15 DE ABRIL

SANTA ROSA DO SUL: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO DO ACESSO AO IFC Próximo

SANTA ROSA DO SUL: ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO DO ACESSO AO IFC

Deixe seu comentário