logo RCN

HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA COMPLETA 57 ANOS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Entidade é referência para os municípios do Extremo Sul Catarinense e Litoral Norte Gaúcho.

Com uma história que se confunde com a do município de Praia Grande e região, o Hospital Nossa Senhora de Fátima completou no dia 05 de março de 2019 seus 57 anos de fundação, atendendo pacientes dos municípios como Praia Grande, São João do Sul, Passo de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul, entre outros municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A história 

Em meados de 1960 teve início a construção do Hospital de Caridade Nossa Senhora de Fátima pela Sociedade Literária Boaventura de Caxias do Sul (RS), através dos Freis Protásio, Gervásio e Celestino, sendo que as obras terminaram em 18 de janeiro de 1962. Em seguida, no dia 05 de março do mesmo ano foi dado início ao seu funcionamento. Apesar de muitas dificuldades os Freis foram adquirindo bens ao Hospital, dentre eles, pode-se destacar a aquisição do aparelho de Radiologia em 1976 e o gerador doado pela ERUSC em 1986.  

Em 29 de Fevereiro de 1984 o hospital passou a ser dos médicos Dr. João, Dr. Moacir e Dr. Hildebrando. Em meados de 2005, com muitas dificuldades de manter o Hospital, que até então era particular, os 03 médicos procuram a Administração Municipal e informaram o seu fechamento. Numa ação conjunta entre Sociedade, Comércio, Indústria, Poder Público e Proprietários do Hospital para evitar o fechamento do mesmo, formaram a Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima - Associação sem fins lucrativos, filantrópica, com a finalidade primordial de prover a manutenção do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Iniciam-se então as negociações de transferência da administração, sendo que em junho de 2005 a Associação assume totalmente a administração do Hospital e por contrato de doação o bem imóvel é doado à Associação, que então passa a gerir tudo. Além das Internações, em agosto do mesmo ano, abrem-se as portas do Pronto Atendimento.

No ano de 2011 acreditando no projeto de contratualização fundado pelo Estado, credencia-se a Associação no SUS, ficando como o primeiro hospital Contratualizado ao SUS da região.

Em 2014 a Associação reabre o Centro Cirúrgico com a competência do renomado cirurgião Geral Dr. Marlon Rodrigo Ramos. No ano de 2015 se iniciam as cesáreas eletivas que desde 2008 não aconteciam na unidade. Além disso, foram solicitados o cadastro para os leitos psiquiátricos e inaugurado em novembro de 2015 a nova ala de Observação e Monitoramento de pacientes ganhada do Fórum da Comarca de Santa Rosa do Sul. Já em 2016 houve a reforma completa da cozinha e no ano seguinte, em 2017, a reforma e abertura da Clínica Nossa Senhora de Fátima, além de aquisição de camas, poltronas e equipamentos. O ano de 2018 também foi muito especial, no qual o Hospital foi novamente contemplado com a aquisição de camas, poltronas, equipamentos e novos aparelho de imagem: Ecocardiograma, Raio - X, e Ultrassom.

O trabalho incansável 

Desde de 2012 a diretoria do Conselho da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima é presidida pelo empresário Idalino Higino Bongiolo, sendo que ao seu lado atua desde o ano de 2014, como diretor do Hospital, Jean da Silva Gonçalves. Com uma equipe técnica multiprofissional coordenada pela médica Dra. Cynthia Mota Etchand, a entidade vem conquistando melhorias a cada dia, buscando ter um atendimento igualitário e eficiente, mesmo com as inúmeras dificuldades financeiras enfrentadas ao longo dos anos, o atendimento indistinto a toda população segue sendo feito com todo empenho. 

Números que impressionam 

De acordo com o diretor do Hospital, Jean Gonçalves, a entidade presta atendimento mensalmente a aproximadamente 2.000 pacientes no Pronto Atendimento (consultas), sendo que desde em torno de 1200 são medicados no local.  

Quanto ao número de internações, são em média 184 pacientes internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) todos os meses, sendo que a taxa média de ocupação dos 50 leitos é superior a 70%. Os 08 leitos da Psiquiatria se mantem praticamente ocupados em tempo integral. São realizados em torno de 600 exames de Raio-X, 30 ultrassons e servidas mais de 6000 refeições por mês.

Atualmente a entidade que conta com uma equipe de 55 profissionais, possui uma Sala de Emergência equipada com ventiladores, respiradores, cardioversor, marca-passo externo, etc. Há de se ressaltar também que a realização de raio-X que pode ser feita 24 horas por dia, e que os demais exames laboratoriais também têm escala de plantão.

Bazar arrecada fundos  

A Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima de Praia Grande realizou no último sábado, dia 09, das 08:00h às 17:00h no Salão Paroquial de Praia Grande o Bazar com as mercadorias apreendidas pela Receita Federal. 

Entre os itens oferecidos estavam brinquedos, equipamentos eletrônicos, artigos para vestuário, perfumes, cosméticos, entre outros. O evento foi um sucesso, com muitas vendas durante todo o dia.

Os produtos ofertados foram vendidos por valores propostos pela Receita Federal do Brasil, ou seja, valores abaixo de mercado e desta forma não serão aceitas trocas por possíveis defeitos.

Nos próximos dias a direção do Hospital estará divulgando os valores arrecadados.

MAIS DE UMA CENTENA DE ANIMAIS FORAM  ESTERILIZADOS NO MUNICÍPIO Anterior

MAIS DE UMA CENTENA DE ANIMAIS FORAM ESTERILIZADOS NO MUNICÍPIO

SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPA DO MUTIRÃO DE CIRURGIAS Próximo

SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPA DO MUTIRÃO DE CIRURGIAS

Deixe seu comentário