logo RCN

IBGE E AUTORIDADES PLANEJAM O CENSO 2022 EM PASSO DE TORRES

O aumento populacional de Passo de Torres tem sido um dos maiores do Extremo Sul Catarinense nos últimos anos, sendo que o município consequentemente é um dos mais prejudicados pela desatualização do número de habitantes, o que ocasiona uma grande perda de receitas para o município. Na prática, segundo o IBGE, Passo de Torres tem uma população estimada de 9.269 habitantes, o que está longe da realidade se comparar com as mais de 17.000 pessoas inscritas na rede municipal de saúde. Esta diferença representa milhões de reais anuais que deixam de ser repassados para o município através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Para o prefeito Valmir Rodrigues a defasagem nos repasses para o município é grande. "O FPM é a maneira como a União repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE. Em Passo de Torres por exemplo, estamos atendendo com uma defasagem de mais de 50% em relação ao que vem de recursos e a população que atendemos, por isso as dificuldades são grandes na saúde, educação, assistência social e outros setores que necessitam atender bem a população e muitas vezes faltam os recursos", destacou o prefeito, que desde as eleições já destacava a importância da realização do Censo para poder atender melhor o município.
De acordo com o IBGE, as atividades do Censo demográfico iniciam a partir de 22 de junho de 2022 e será realizado em todo Brasil, fazendo um retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Os dados recolhidos pelo Censo fornecerão informações para o planejamento público e privado da próxima década. Fazer o Censo é uma atribuição do IBGE, mas também uma responsabilidade da sociedade como um todo.      
Os coordenadores do IBGE de Araranguá Sandriani Naspolini Oliveira e Caroline Gonçalves Cardoso realizaram na segunda-feira, 22 de novembro, a primeira reunião na Escola Manoel Rodrigues da Silva, onde foi explanado sobre como acontecerá o Censo no município e toda logística necessária para esta tarefa. Participaram da reunião, além do prefeito Valmir Rodrigues, o vice-prefeito Altemir Catel, secretários municipais e vereadores.


MILHARES DE PESSOAS PRESTIGIAM A  ABERTURA DO 12º NATAL DOS CANYONS Anterior

MILHARES DE PESSOAS PRESTIGIAM A ABERTURA DO 12º NATAL DOS CANYONS

DESTAQUE DA SEMANA Próximo

DESTAQUE DA SEMANA

Deixe seu comentário