PREFEITURA DE PRAIA GRANDE CONCLUI OBRAS DE DESASSOREAMENTO NOS RIOS DO MUNICÍPIO |
IDOSOS COMEÇAM A SER VACINADOS CONTRA H1N1

A vacinação contra a H1N1 para idosos, acima de 60 anos começa na terça-feira, dia 11 de maio em todo o Brasil.
O Ministério da Saúde que lançou dia 12 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza, sendo que começa na terça-feira, dia 11, a vacinação para idosos acima de 60 anos. A campanha está sendo realizada em três etapas e termina em 09 de julho, tendo vacinado cerca de 80 milhões de pessoas dos grupos prioritários, definidos segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Datas e grupos prioritários
A primeira etapa da vacinação está acontecendo entre os dias 12 de abril e 10 de maio e abrange cerca de 25 milhões de pessoas, tendo como foco crianças com idade entre 06 meses e 06 anos; gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto [puérperas]; povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A segunda etapa ocorrerá entre os dias 11 de maio e 08 de junho tendo como público-alvo idosos com mais de 60 anos e professores. Nela, cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas.
A terceira fase, entre 09 de junho e 09 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
O Governo Federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe. A recomendação é que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.
Para evitar aglomerações nos postos de saúde e cruzamento entre os públicos-alvo da vacina contra a gripe e contra o coronavírus, foram feitas adaptações na ordem dos grupos prioritários a serem vacinados.
Vacina contra a H1N1 para os grupos não prioritários em São João do Sul
A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Sul está informando que as pessoas que não estão incluídas nos grupos prioritários de vacinação H1N1 também terão oportunidade de se vacinar. No dia 14 de maio pela manhã uma clínica de renome estará no prédio da Secretaria de Educação aplicando a vacina. O valor pago será de R$ 100,00 e o interessado deve retirar a senha na secretaria de saúde com Elisangela, mediante pagamento de R$ 20,00. "Como acontece todos os anos, traremos vacina H1N1 no município também para as pessoas que não estão sendo contempladas nos grupos do Governo Federal", informou a secretária Rejane Borba.

Deixe seu comentário