logo RCN

IGREJA SÃO DOMINGOS É REINAUGURADA

Ato solene na manhã de sábado, 08 de abril, marcou a reabertura da quase bicentenária igreja em Torres.

No último sábado, 08 de abril, uma programação toda especial foi realizada para reabrir ao público a quase bicentenária Igreja São Domingos, que representa um inestimável patrimônio cultural, histórico e religioso para a cidade de Torres e para o povo do sul do País.

Após a realização do ato solene na parte da manhã, palestras foram realizadas pela tarde com a presença dos representantes da administradora cultural Lahtu Sensu, Lúcia Silber e Manoel, do jornalista Nelson Adams Filho e do pesquisador Diderot Lopes. Aspectos sobre o processo de restauração - em todas as suas fases, orçamentos e captação de recursos -, foram apresentados à comunidade presente.

Na oportunidade foi esclarecido que a obra de restauração conseguiu preservar muito da Igreja original inaugurada em 1824. Porém o forro, o assoalho, os bancos e a maioria dos móveis necessitaram ser substituídos pelo avanço da deterioração em que se encontravam.

Também um resgate histórico foi realizado pelo jornalista Adams e o pesquisador Lopes, não só com dados, mas também por meio das memórias destacadas pelos próprios presentes, histórias de vida que se entrelaçam com a própria história da Igreja São Domingos.

O dia da reinauguração foi encerrado com a Celebração Eucarística, na qual a liturgia de Ramos foi realizada na primeira missa após a reabertura da Igreja, rememorando a entrada de Jesus em Jerusalém. Na homília, o bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, ressalta que assim como a Igreja São Domingos foi restaurada em todo o seu esplendor, com perseverança e dedicação, também cada um de nós, especialmente, na Semana Santa que inicia com a celebração de Ramos, possamos renovar o nosso espírito, nos sentindo amados e queridos pelo Deus da Vida, que mostrou todo o amor, o carinho, a misericórdia em Jesus, aquele que morreu na cruz, mas ressurgiu ao terceiro dia. A celebração ainda contou com a bênção e aspersão do templo, do altar e do sacrário, que passou a conter Jesus eucarístico após 07 anos de obras no templo.

Com grande presença da comunidade torrense, fiéis católicos locais, turistas de passagem pela cidade, a celebração contou com o respeitoso prestígio a convite do pároco de Torres, Pe. Leonir Alves, do centro de religião afro umbandista da Oyá, que pela primeira vez se faz presente em uma missa católica na região, demonstrando assim a irmandade e o sincretismo religioso existentes.

A Igreja São Domingos necessita ainda de contribuições para o pagamento dos quadros da Via-Sacra que já se encontram nas paredes da Igreja. Interessados em contribuir com doações no valor de 400,00 reais cada quadro pode contatar a secretaria paroquial.

Diariamente a Igreja São Domingos estará aberta para visitação, das 09:00h às 11:30h e das 14:00h às 18:00h. Missas serão realizadas às quintas-feiras, às 18:00h, aos sábados, às 17:00h e aos domingos, às 07:30h.

Mais informações com a secretaria da Paróquia São Domingos de Torres, na Rua General Firmino Paim, 400, Centro, ou pelo telefone (51) 3664-1166 (ramal 08) e (51) 98410-2366.

SOLENIDADE COM AUTORIDADES

Com início às 10:30h, aconteceu a solenidade de reinauguração da Igreja São Domingos, no qual diversas autoridades estiveram presentes.

O bispo da Mitra Diocesana de Osório, Dom Jaime Kohl, e o padre da Paróquia São Domingos, Leonir Alves destacaram o empenho de todos os envolvidos com a restauração: poder público, equipe técnica, comunidade e empresas. Dom Jaime Pedro Kohl, ainda salientou a importância da obra, não só para os torrenses, mas para todos os gaúchos. "Para nós da Igreja Católica será um local de muitas celebrações importantes. Mas também é um espaço que se presta para eventos culturais", disse.

A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) falou que a igreja se trata de um patrimônio histórico. "São paredes..., podemos olhar o trabalho de quase dois séculos dessa história. Além disso, é um patrimônio imaterial, afinal, é um patrimônio que não se contabiliza, das vidas das pessoas, são batizados, casamentos, entre outros". Enfatizou a deputada.

Durante a reinauguração, o prefeito Carlos Souza valorizou a importância da entrega das obras de restauração. "O patrimônio histórico é elemento do Turismo. Estou muito feliz e honrado de representar todas as pessoas que contribuíram para que este momento acontecesse. O povo tem que manter a sua história", destacou o prefeito. Carlos ainda falou sobre o projeto de reformulação da praça e a realização de melhorias no entorno da Igreja.

Também fizeram parte do painel de autoridades o secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edgar Preto; o chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, Álvaro Afonso Franco e a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, Mirian Rodrigues. 

MAIS DE 80% DO ARROZ PRODUZIDO JÁ FOI COLHIDO NA REGIÃO Anterior

MAIS DE 80% DO ARROZ PRODUZIDO JÁ FOI COLHIDO NA REGIÃO

PREFEITO MOACIR TEIXEIRA VISTORIA OBRAS EM VILA SANTA CATARINA Próximo

PREFEITO MOACIR TEIXEIRA VISTORIA OBRAS EM VILA SANTA CATARINA

Deixe seu comentário