logo RCN
'Jornalismo Adjori/SC'

INADIMPLÊNCIA CRESCEU 8,8% ENTRE OS CATARINENSES EM 2019

  • Agência Brasil -

Estado teve a maior alta no número de endividados do país. Rio do Sul, Blumenau e Joinville lideram crescimento

Segundo uma pesquisa divulgada pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e pela Boa Vista SPC, a inadimplência cresceu 8,8% em Santa Catarina no ano de 2019, maior valor desde 2011. Após três anos de queda, essa foi a primeira alta no número de endividados.

Ao mesmo tempo em que mais catarinenses atrasaram dívidas, a recuperação de crédito subiu 6,3%. Este foi o segundo ano consecutivo de alta no índice e o maior resultado desde 2012. "A volta da empregabilidade e da renda afeta também o consumo, a contratação de crédito e as dívidas", explicou o presidente da Facisc, Jonny Zulauf. 

No contexto nacional, Santa Catarina teve o maior crescimento na inadimplência (8,8%) e o sétimo maior crescimento na recuperação de crédito do consumidor (6,3%). No Brasil, o Indicador de Registros de Inadimplentes teve queda de -2,6% e o Indicador de Recuperação de Crédito do Consumidor recuou -2,7% no ano de 2019. 

"A recuperação do crescimento econômico e de emprego e renda são fatores condicionantes para um reequilíbrio mais vigoroso das dívidas e esse movimento da recuperação do crédito segue um ritmo mais acelerado no Estado do que pelo lado da inadimplência, já que é o segundo ano consecutivo de crescimento, e também um dos maiores do país", ressaltou o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues. 

Indicadores por municípios 

A inadimplência cresceu em todas as dez cidades pesquisadas. A variação foi maior em Rio do Sul (16,5%), Blumenau (15,6%) e Joinville (14,1%), enquanto Lages registrou o menor crescimento entre os municípios (1,6%). Já quando o assunto é recuperação de crédito, os maiores crescimentos foram em Blumenau (30,8%), Criciúma (25,9%) e Tubarão (25,5%), enquanto a Capital registrou o menor crescimento entre as cidades (7,6%).

                                                                                                                                      


PRESIDENTE DA AMLINORTE FALA DOS PROBLEMAS DO LITORAL NA ASSEMBLEIA DA FAMURS Anterior

PRESIDENTE DA AMLINORTE FALA DOS PROBLEMAS DO LITORAL NA ASSEMBLEIA DA FAMURS

BOMBEIROS ATENDEM ACIDENTE COM MOTOCICLETA Próximo

BOMBEIROS ATENDEM ACIDENTE COM MOTOCICLETA

Deixe seu comentário