LANÇADO O PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DE PASSO DE TORRES

Lideranças locais e comunidade em geral participaram do lançamento na noite de segunda-feira, 06 de junho, na Quinta do Campeiro, em Passo de Torres.
Um processo dinâmico e interativo para determinação dos objetivos, estratégias e ações do município. Esses são alguns dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico realizado nos 15 municípios do Extremo Sul Catarinense. Passo de Torres, localizado na divisa com o estado do Rio Grande do Sul, foi o 12º município a fazer parte do lançamento realizado pela Unesc, em parceria com o Sebrae/SC, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Governos Municipais. O evento ocorreu na noite de segunda-feira, 06 de junho, na Quinta do Campeiro.
A principal atividade econômica de Passo de Torres, que conta com mais de 09 mil habitantes, é o turismo, seguido da pesca, industrialização de pescados e agropecuária. "Fazer essa parceria é muito importante, principalmente em um município que vislumbra o crescimento. Sem desenvolvimento e planejamento não chegamos a lugar algum. Temos muitos projetos e essas parcerias são essenciais", mencionou o prefeito Valmir Augusto Rodrigues, que citou o grande trabalho desenvolvido por toda a sua equipe e enalteceu o potencial que Passo de Torres possui. O prefeito ainda reforçou a necessidade da ampliação dos molhes, para dar segurança aos pescadores que vão ao mar atrás do sustento de suas famílias.
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, também enalteceu a importância da atividade e fez os participantes refletirem sobre o futuro. "O que é planejar? Significa prever o futuro. E quando fizemos isso começamos a trazer o futuro para o nosso presente. Onde você quer estar em 2033? Planejar o futuro é pensar também como desenvolver essa cidade e desenvolver a cidade é envolver e engajar todos os participantes, todos em um mesmo propósito. O que fazemos hoje e o que temos de melhor?", indagou a pró-reitora, salientando que os desafios serão as grandes oportunidades de projetos futuros. "Em novembro voltaremos aqui para entregar o projeto concluído e com a participação das pessoas", adiantou.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da Amesc, vice-presidente da Amesc e prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, também esteve presente e ressaltou a importância da participação popular. "Este povo está aqui para dividir a responsabilidade para criarmos esse importante plano. Essa é uma grande responsabilidade. Temos que pensar regionalmente. Temos que preparar as cidades para bem receber as pessoas e dar melhor qualidade de vida aos moradores", mencionou.
"Quem ama cuida e quem planta colhe. Hoje é o marco inicial. Estamos plantando hoje para colhermos lá na frente", complementou o vereador Ricieri Martins, na oportunidade representando o presidente da Câmara de Vereadores de Passo de Torres, Emerson Cardoso Kjillim.
A coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Melissa Watanabe e o professor Thiago Fabris fizeram a apresentação da metodologia de elaboração do trabalho, que conta ainda com a Consulta Pública e Workshop. Este último, também com a participação de toda a comunidade passo-torrense, marcado para o dia 21 de junho, às 14:00h, de forma on-line.
Também estiveram presentes no encontro, o vice-prefeito Altemir Catel Cardoso; diretor executivo da Amesc Francisco Diello; secretário de Turismo e coordenador local do Plano, Airton Freitas; secretário de Planejamento e Meio Ambiente Roger Maciel; secretária de Desenvolvimento Humano e Social Ana Lúcia Joaquim; secretário de Esportes Rafael Caetano; secretário de Pesca Ademilson Batista; secretária de Educação e Cultura, Karini Colares; secretário de Saúde Adilson Martins; secretário de Obras Amélio Cardoso; prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira, prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado (Fanica), presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo de Torres, Antônio Silveira Machado (Tonhão), vereadores, secretários e comunidade em geral.




Deixe seu comentário