logo RCN

MAIS DE 400 ALUNOS PARTICIPAM DO PROERD EM TORRES

A Brigada Militar de Torres, com o apoio da Prefeitura Municipal realiza nas escolas municipais, estaduais e particulares de Torres, desde o ano de 2000, o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.

O Proerd baseia-se no programa norte americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 em Los Angeles e aplicado na maioria dos distritos e cidades dos Estados Unidos e em mais de 60 países.

No Brasil, o programa foi implantado no ano de 1992, quando uma equipe de policiais do D.A.R.E. treinou policiais militares do Rio de Janeiro.

Gradativamente, o programa foi sendo difundido pelos demais entes federativos, sendo marca registrada da Polícia Militar.

RIO GRANDE DO SUL

No estado Gaúcho, o programa foi implantado no ano de 1998, inicialmente em Porto Alegre, sendo que a Brigada Militar encontra-se em franca expansão do programa, que já atingiu a maioria dos municípios gaúchos e mais de 01 milhão de alunos de escolas públicas e privadas. A meta já para 2017 é atingir mais 300 mil alunos beneficiados com o programa.  

O Proerd busca trabalhar preventivamente um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso de drogas, pois a maioria das mais diversas formas de crimes está direta ou indiretamente relacionada com seu uso e exploração, motivo pelo qual os objetivos do programa são os de informar os jovens estudantes dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a afetividade e modelos de vida ativa e saudável.

Atualmente o programa conta com três currículos, sendo eles: Proerd para Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental; para o 5º ano do ensino fundamental e para pais e responsáveis.

São utilizados como material didático o livro do estudante, o livro dos pais e o manual do instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais do Proerd no desenvolvimento das lições.

Para um melhor desenvolvimento das atividades é necessária uma ação conjunta entre a Brigada Militar, escola e família, no sentido de prevenir o uso das drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para influenciá-los ao uso destas substâncias e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

IMPLANTAÇÃO EM TORRES 

O Proerd é realizado na área do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, como estratégia de comando, em parceria direta com a prefeitura municipal, visando, de forma preventiva, combater o uso e o aliciamento de crianças e adolescentes para práticas de violência e criminalidade.        

Em Torres o programa em 2017 teve início no mês de abril, tendo como instrutores da 2ª Cia de Policiamento, o 1º sargento Leandro da Silva Martins e a soldado Márcia Valim de Mesquita. Participam do programa aproximadamente 400 alunos com idade entre 06 e 12 anos, de 16 turmas de 5º ano e 02 turmas de 1º ano sendo elas das escolas:

- Escola Particular Rede Sagrado São Domingos;

- Escola Estadual José Quartiero;

- Escola Estadual de Ensino Fundamental Justino Alberto Tietboehl;

- Escola Estadual de Ensino Básico Governador Jorge Lacerda;

- Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias;

- Escola Municipal Zona Sul e,

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcino Pedro Rodrigues.

A Brigada Militar utiliza o Proerd para valorização da vida, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. A formatura tem previsão para acontecer na primeira quinzena do mês de agosto.


SUCESSO NA FESTA RELIGIOSA DE TRÊS COQUEIROS Anterior

SUCESSO NA FESTA RELIGIOSA DE TRÊS COQUEIROS

Próximo

TUDO PRONTO PARA O INÍCIO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE MORRINHOS DO SUL

Deixe seu comentário