15ª COPA AMESC DE SELEÇÕES ESTÁ CONFIRMADA E ESTREIA NO DIA 24 DE AGOSTO |
MAIS DE 400 ALUNOS PARTICIPAM DO PROERD EM TORRES

A Brigada Militar de Torres, com o apoio da Prefeitura Municipal realiza nas escolas municipais, estaduais e particulares de Torres, desde o ano de 2000, o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.
O Proerd baseia-se no programa norte americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 em Los Angeles e aplicado na maioria dos distritos e cidades dos Estados Unidos e em mais de 60 países.
No Brasil, o programa foi implantado no ano de 1992, quando uma equipe de policiais do D.A.R.E. treinou policiais militares do Rio de Janeiro.
Gradativamente, o programa foi sendo difundido pelos demais entes federativos, sendo marca registrada da Polícia Militar.
RIO GRANDE DO SUL
No estado Gaúcho, o programa foi implantado no ano de 1998, inicialmente em Porto Alegre, sendo que a Brigada Militar encontra-se em franca expansão do programa, que já atingiu a maioria dos municípios gaúchos e mais de 01 milhão de alunos de escolas públicas e privadas. A meta já para 2017 é atingir mais 300 mil alunos beneficiados com o programa.
O Proerd busca trabalhar preventivamente um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso de drogas, pois a maioria das mais diversas formas de crimes está direta ou indiretamente relacionada com seu uso e exploração, motivo pelo qual os objetivos do programa são os de informar os jovens estudantes dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a afetividade e modelos de vida ativa e saudável.
Atualmente o programa conta com três currículos, sendo eles: Proerd para Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental; para o 5º ano do ensino fundamental e para pais e responsáveis.
São utilizados como material didático o livro do estudante, o livro dos pais e o manual do instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais do Proerd no desenvolvimento das lições.
Para um melhor desenvolvimento das atividades é necessária uma ação conjunta entre a Brigada Militar, escola e família, no sentido de prevenir o uso das drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para influenciá-los ao uso destas substâncias e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
IMPLANTAÇÃO EM TORRES
O Proerd é realizado na área do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, como estratégia de comando, em parceria direta com a prefeitura municipal, visando, de forma preventiva, combater o uso e o aliciamento de crianças e adolescentes para práticas de violência e criminalidade.
Em Torres o programa em 2017 teve início no mês de abril, tendo como instrutores da 2ª Cia de Policiamento, o 1º sargento Leandro da Silva Martins e a soldado Márcia Valim de Mesquita. Participam do programa aproximadamente 400 alunos com idade entre 06 e 12 anos, de 16 turmas de 5º ano e 02 turmas de 1º ano sendo elas das escolas:
- Escola Particular Rede Sagrado São Domingos;
- Escola Estadual José Quartiero;
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Justino Alberto Tietboehl;
- Escola Estadual de Ensino Básico Governador Jorge Lacerda;
- Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias;
- Escola Municipal Zona Sul e,
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcino Pedro Rodrigues.
A Brigada Militar utiliza o Proerd para valorização da vida, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. A formatura tem previsão para acontecer na primeira quinzena do mês de agosto.



Deixe seu comentário