logo RCN

MAMPITUBA REALIZA SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Durante a abertura oficial da Semana da Alimentação Saudável na segunda-feira, dia 16, a Administração Municipal homenageou as Guardiãs das Sementes de Mampituba: Maria Aparecida da Silva, Lorena Martins Constante de Jesus e Tereza Duarte da Silva e realizou a feira 'Sementes que Alimentam Mampituba'.

Em celebração ao Dia da Alimentação no dia 16 de outubro, o município de Mampituba está realizando de 16 a 20 de outubro, uma programação especial para comemorar a data. A Semana da Alimentação Saudável é uma realização da ASCAR Emater/RS, Prefeitura Municipal, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as secretarias municipais de Educação e Cultura, Saúde e Agricultura. Durante o evento estão sendo desenvolvidas atividades nas escolas, clubes de mães e com os agricultores do município.

A abertura oficial da semana da alimentação saudável aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 16, na Praça São José Operário, a partir das 09:00h com a presença do prefeito Dirceu Selau, secretária de Educação Ana Maria Borges Martins, secretário de Agricultura Paulo Boff Ribeiro, secretária de Administração Sônia Maria Bedinot de Quadros, secretária de Saúde Marta Aguiar dos Santos, vereadores: Ricardo de Oliveira Lumertz, Fabio Schardosim Brocca e Rudnei Alves de Oliveira, diretoras das escolas, professores, alunos e representantes da EMATER - Graciela Meller Mecking (extensionista Rural Social) e Lauren Pettenon (engenheira agrônoma). A feira de abertura se estendeu até às 16:00h com denominação de "Sementes que Alimentam Mampituba'', um dia de intercâmbio com os agricultores sobre a importância da produção e aquisição saudável de alimentos visando ampliar a conscientização que a alimentação tem para a saúde das famílias.

Para o prefeito Dirceu as pessoas precisam voltar a consumir produtos sem modificação genética. "Vivemos um momento em que grande parte dos alimentos consumidos, são frutos de sementes modificadas, criadas em laboratórios e está causando problemas de saúde à população. Por isso, a importância de começarmos a produzir as nossas próprias sementes sem modificação genética, garantindo a saúde do consumidor", destacou o prefeito Dirceu, na oportunidade que agradeceu o secretário de agricultura Paulinho pelo empenho, e todos os secretários municipais, diretoras de escolas, professores, alunos e agricultores.

A secretaria de Educação Ana falou do evento e destacou a importância da preservação do meio ambiente, da destinação correta do lixo e do reaproveitamento do lixo orgânico nas hortas escolares.

O secretário de Agricultura Paulinho, lembrou dos investimentos que estão chegando para os agricultores do município de Mampituba. "Estamos investindo 100 mil reais no PAA - Programa de Aquisição de Alimentos como forma de incentivar os produtores da agricultura familiar; estão chegando ainda 10 kits com motobomba, caixa d'água e mais de 1000 metros de mangueiras para irrigação das lavouras do município. Também estaremos realizando de 06 a 10 de novembro, as oficinas para fazermos a regularização fundiária que deve acontecer a partir do mês de dezembro para regularizar a situação das terras e melhorar a vida do agricultor. Ainda estamos pensando em realizar a feira do agricultor no Centro de Mampituba e outras praças da região, uma vez por semana", concluiu o secretário.

PROGRAMAÇÃO SE ESTENDE ATÉ SEXTA-FEIRA (20) 

A programação segue com atividades desenvolvidas pela ASCAR Emater/RS entre os dias 17 e 20 de outubro com mais uma edição do Festival Municipal de Hortas envolvendo as sócias dos clubes de mães das comunidades de Vila Matias, Costãozinho, Vila São Jacó, Roça da Estância, Vila Brocca, Centro e Alto Rio de Dentro. Ações nas escolas com atividades de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar, visando proporcionar conhecimento sobre alimentação e segurança alimentar também continuam.  

Lembrando, as ações foram preparadas pelas nutricionistas do município Melissa Espíndula Lumertz (Secretaria da Saúde) e Cláudia Bortoluz Alves (Secretaria de Educação) e fazem parte da atividade "Educação Nutricional para a prática de uma alimentação Consciente''. As atividades estão sendo realizadas na Escola Afonso Bedinot nos dias 17 e 18 de outubro e na Escola Demétrio Alves Fogaça nesta quinta-feira, dia 19.

Desenvolver a autonomia de crianças e adolescentes sobre práticas alimentares saudáveis e conscientizar os alunos sobre desperdício de alimentos e ainda desenvolver habilidades para o aproveitamento integral dos alimentos fazem parte da programação nas escolas.


ESCOLA ESTADUAL DE ROÇA DA ESTÂNCIA REALIZA O PROJETO 'ALUNO PRODUTOR E COMERCIANTE' Anterior

ESCOLA ESTADUAL DE ROÇA DA ESTÂNCIA REALIZA O PROJETO 'ALUNO PRODUTOR E COMERCIANTE'

PREFEITURA DE MAMPITUBA  ADOTA TURNO ÚNICO Próximo

PREFEITURA DE MAMPITUBA ADOTA TURNO ÚNICO

Deixe seu comentário