logo RCN

PARQUES APARADOS DA SERRA E SERRA GERAL SÃO TEMA DE REUNIÕES

Autoridades de Praia Grande (SC), Jacinto Machado (SC) e Cambará do Sul (RS) buscam soluções para equacionar os problemas das Unidades de Conservação (UC´s) Aparados da Serra e Serra Geral na região.

Na manhã de segunda-feira, 07 de novembro, aconteceu na sede da prefeitura de Praia Grande uma reunião com os prefeitos de Praia Grande Valcir Daros, Cambará do Sul  Schamberlaen Silvestre e de Jacinto Machado  Antônio de Faveri, juntamente com a diretoria da AparadosTur e secretário de Turismo de Praia Grande Adelírio Monteiro, para discutir  medidas emergenciais e direcionamentos de ações que permitam manter as UC's de Aparados da Serra e Serra Geral abertas à visitação na região.
Os encaminhamentos deste encontro foram apresentados na reunião de quarta-feira, 09, em uma nova reunião em Cambará do Sul, com o coordenador geral do uso público do ICMBio - Pedro Menezes e o coordenador da região sul do ICMBio - Jorge Pegoraro, que estiveram visitando a região para ter conhecimento da situação precária e buscar soluções para evitar o fechamento dos parques nacionais.
Na reunião de Cambará do Sul o coordenador geral de uso público do ICMBio - Pedro Menezes falou sobre a vinda a região à pedido do presidente do ICMBio e da sua preocupação em equacionar o problema das UC's. "É preciso compreender os problemas para buscarmos soluções". Relata Pedro dizendo que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade iniciou 2016 com o mesmo orçamento de 2012, (queda de aproximadamente de 25% comparado ao ano 2015), e o orçamento previsto não foi executado, resultando no corte de 60% dos servidores terceirizados.
"Será necessário um estudo de viabilidade econômica do Aparados da Serra, disponibilizando ter mais ofertas de serviços e com acesso a outras áreas dos parques. Se esse é o interesse comum de todos, precisamos além da cooperação das prefeituras, ajuda e envolvimentos das entidades, associações e empresários para manter essa medida emergencial por um tempo de operação". Destacou o coordenador geral de uso público do ICMBio Pedro Menezes que também falou sobre a grande oportunidade da região ter como coordenador Jorge Pegoraro, que foi gestor de Foz do Iguaçu e iria conduzir esse processo, usando de sua experiência e dedicação ao Aparados da Serra. "É um processo lento, que envolve mudança de Lei, Ministério Público, Plano de Manejo e de filosofia da instituição", destacou.
Jorge Pegoraro agradeceu a acolhida em Cambará do Sul e parabenizou Pedro Menezes pela sua colocação realista da situação das UC's. "Faz um mês que assumi a Coordenação Sul e minha primeira viagem como coordenador foi nos aparados da Serra, onde tive a oportunidade de visitar as três prefeituras: Cambará do Sul, Praia Grande e Jacinto Machado, conversando com os prefeitos sobre a situação que estamos enfrentando". Disse o coordenador da regional sul que se colocou à disposição para buscar soluções e trabalhar de maneira muito carinhosa aos Aparados da Serra. "Esse é um compromisso que havia assumido com o ex-presidente Rômulo, e mantendo a mesma linha, o novo presidente Ricardo Soavinski continua com o empenho político institucional para estes parques. Realmente temos prioridades, estamos num momento difícil, mas, toda dificuldade traz novas oportunidades. Estamos aqui para buscar as parcerias necessárias para ações exequíveis", concluiu o novo coordenador da regional sul.

 

PREFEITOS DA REGIÃO PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS EM BRASÍLIA Anterior

PREFEITOS DA REGIÃO PARTICIPAM DE SEMINÁRIO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS EM BRASÍLIA

CERIMÔNIA DE ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA PONTE DO RIO VERDE Próximo

CERIMÔNIA DE ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DA PONTE DO RIO VERDE

Deixe seu comentário