PT DE PRAIA GRANDE ELEGE PAULO SÉRGIO DOS SANTOS NA PRSIDÊNCIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL |
PARQUES APARADOS DA SERRA E SERRA GERAL SÃO TEMA DE REUNIÕES

Autoridades de Praia Grande (SC), Jacinto Machado (SC) e Cambará do Sul (RS) buscam soluções para equacionar os problemas das Unidades de Conservação (UC´s) Aparados da Serra e Serra Geral na região.
Na manhã de segunda-feira, 07 de novembro, aconteceu na sede da prefeitura de Praia Grande uma reunião com os prefeitos de Praia Grande Valcir Daros, Cambará do Sul Schamberlaen Silvestre e de Jacinto Machado Antônio de Faveri, juntamente com a diretoria da AparadosTur e secretário de Turismo de Praia Grande Adelírio Monteiro, para discutir medidas emergenciais e direcionamentos de ações que permitam manter as UC's de Aparados da Serra e Serra Geral abertas à visitação na região.
Os encaminhamentos deste encontro foram apresentados na reunião de quarta-feira, 09, em uma nova reunião em Cambará do Sul, com o coordenador geral do uso público do ICMBio - Pedro Menezes e o coordenador da região sul do ICMBio - Jorge Pegoraro, que estiveram visitando a região para ter conhecimento da situação precária e buscar soluções para evitar o fechamento dos parques nacionais.
Na reunião de Cambará do Sul o coordenador geral de uso público do ICMBio - Pedro Menezes falou sobre a vinda a região à pedido do presidente do ICMBio e da sua preocupação em equacionar o problema das UC's. "É preciso compreender os problemas para buscarmos soluções". Relata Pedro dizendo que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade iniciou 2016 com o mesmo orçamento de 2012, (queda de aproximadamente de 25% comparado ao ano 2015), e o orçamento previsto não foi executado, resultando no corte de 60% dos servidores terceirizados.
"Será necessário um estudo de viabilidade econômica do Aparados da Serra, disponibilizando ter mais ofertas de serviços e com acesso a outras áreas dos parques. Se esse é o interesse comum de todos, precisamos além da cooperação das prefeituras, ajuda e envolvimentos das entidades, associações e empresários para manter essa medida emergencial por um tempo de operação". Destacou o coordenador geral de uso público do ICMBio Pedro Menezes que também falou sobre a grande oportunidade da região ter como coordenador Jorge Pegoraro, que foi gestor de Foz do Iguaçu e iria conduzir esse processo, usando de sua experiência e dedicação ao Aparados da Serra. "É um processo lento, que envolve mudança de Lei, Ministério Público, Plano de Manejo e de filosofia da instituição", destacou.
Jorge Pegoraro agradeceu a acolhida em Cambará do Sul e parabenizou Pedro Menezes pela sua colocação realista da situação das UC's. "Faz um mês que assumi a Coordenação Sul e minha primeira viagem como coordenador foi nos aparados da Serra, onde tive a oportunidade de visitar as três prefeituras: Cambará do Sul, Praia Grande e Jacinto Machado, conversando com os prefeitos sobre a situação que estamos enfrentando". Disse o coordenador da regional sul que se colocou à disposição para buscar soluções e trabalhar de maneira muito carinhosa aos Aparados da Serra. "Esse é um compromisso que havia assumido com o ex-presidente Rômulo, e mantendo a mesma linha, o novo presidente Ricardo Soavinski continua com o empenho político institucional para estes parques. Realmente temos prioridades, estamos num momento difícil, mas, toda dificuldade traz novas oportunidades. Estamos aqui para buscar as parcerias necessárias para ações exequíveis", concluiu o novo coordenador da regional sul.


Deixe seu comentário