logo RCN

PESCADORAS E TRABALHADORAS RURAIS SÃO HOMENAGEADAS

Entre os assuntos desenvolvidos na roda de mulheres levou informações de empoderamento feminino sobre suas ações para diminuir as diferenças e vulnerabilidades sociais de gênero nas relações familiares e na comunidade.

A Prefeitura de Torres promoveu em parceria com as Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Saúde, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colônia de Pescadores e Centro de Referência da Mulher, nas localidades João XXIII, Barro Cortado, Jacaré e na Sede (Colônia de Pesca) rodadas de conversa sobre a Mulher Rural e Mulher Pescadora.

As mulheres rurais e pescadoras devem ter orgulho e valorizar-se como classe trabalhadora. Vulnerabilidades e dificuldades econômicas quanto à produtividade, carga horária e jornada tripla de trabalho, divisão de renda de forma justa, acesso ao crédito e documentação em seu nome, bem como a necessidade de sua qualificação profissional e gestão da propriedade. Alertou-se também da necessidade de acesso aos serviços ofertados pela Secretaria da Agricultura e Emater, bem como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colônia de Pescadores para fazer, usar e revisar o Bloco de Produtora, com inclusão de filhas (os) no bloco, Declaração de Aptidão ao PRONAF - Programa Nacional da Agricultura Familiar, documentos necessários para Previdência Social na hora da aposentadoria rural como segurada especial e o histórico das lutas das mulheres rurais no movimento sindical.

Os benefícios da Assistência Social também foram levados as mulheres com enfoque no CadÚnico, BPC - Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família e outros direitos onde a mulher é a protagonista deste atendimento à família.

Nas participações da Saúde abordou-se os serviços dos ESFs-Saúde da Família, necessidades das mulheres no atendimento e encaminhamento e o Centro de Referência das Mulheres.

Participaram do evento, 80 mulheres pescadoras e trabalhadoras rurais. "Fomos agraciadas no final de cada roda de conversa com um gostoso café colonial e também teve apresentação das mulheres do grupo no Barro Cortado, onde reviveram vários papéis da mulher no cotidiano e na sociedade", destacou Aline Matos.


DOIS JOVENS SÃO EXECUTADOS A TIROS NO DOMINGO DE PÁSCOA Anterior

DOIS JOVENS SÃO EXECUTADOS A TIROS NO DOMINGO DE PÁSCOA

ACEVAM E COOPERVIDA REALIZAM ASSEMBLEIA GERAL PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS Próximo

ACEVAM E COOPERVIDA REALIZAM ASSEMBLEIA GERAL PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Deixe seu comentário