logo RCN

PESQUISADORES REALIZAM ESTUDOS EM PALEOTOCAS NO TERRITÓRIO DO GEOPARQUE

  • Por: Priscila Ventura Gamba -

Entre os dias 18 e 20 de abril, um grupo de pesquisadores de duas universidades percorreu municípios do Geoparque realizando levantamento de informações sobre paleotocas, estruturas fósseis bioerosivas. Os trabalhos foram realizados em Cambará do Sul (RS), Morro Grande (SC) e Timbé do Sul (SC). O grupo visitou cinco estruturas para avaliar aspectos como forma das paleotocas, tamanho, direcionamento e presença de marcas de escavação. Durante os trabalhos de pesquisa, foram produzidos vídeos explicativos que serão divulgados em breve nas mídias oficiais do Geoparque, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a geodiversidade do território.

Os pesquisadores destacam o potencial paleontológico da região do Geoparque. As paleotocas são bem expressivas, mas vários outros fósseis podem ocorrer nessa região, o que atrai o interesse de muitos pesquisadores do Brasil e até do exterior. Esses estudos em breve serão apresentados como artigos científicos e apresentações em eventos, divulgando o Geoparque.

Fazem parte do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul os municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande em Santa Catarina; Torres, Mampituba e Cambará do Sul no Rio Grande do Sul, totalizando uma área de 2.830 km² e uma população de pouco mais de 73.500 habitantes. 

CRESCIMENTO EM MEIO À  PANDEMIA FOI TEMA DE LIVE QUE REUNIU CERCA DE 500 PESSOAS EM TORRES Anterior

CRESCIMENTO EM MEIO À PANDEMIA FOI TEMA DE LIVE QUE REUNIU CERCA DE 500 PESSOAS EM TORRES

APAE DE SÃO JOÃO DO SUL APRESENTA RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO PROGRAMA PREVENIR Próximo

APAE DE SÃO JOÃO DO SUL APRESENTA RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO PROGRAMA PREVENIR

Deixe seu comentário