logo RCN

PIB DE SANTA CATARINA ENCOLHEU 1,69% EM 2020, INDICA BC

  • Julio Cavalheiro/Secom -

A atividade econômica de Santa Catarina teve uma retração de 1,69% em 2020, segundo dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quinta-feira (18). A queda aconteceu principalmente por causa dos meses de maiores restrições da pandemia - março, abril e maio -, que puxaram o índice para baixo. Apesar disso, a economia catarinense encerrou o ano com perspectivas de crescimento.

No primeiro semestre, a retração foi mais importante. A atividade econômica dos seis primeiros meses de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, recuou -4,89%. Já no segundo semestre, com a economia turbinada pelo pagamento do auxílio emergencial e retomada de diversos setores, a atividade econômica do Estado fechou com alta de +1,45%.

O bom momento vivido no segundo semestre é exemplificado pelo desempenho de dezembro. Na comparação de 2020 com 2019, o Estado registrou um Índice de Atividade Econômica Regional do Estado (IBCR-SC), que é considerado uma prévia do PIB, 3,4% superior para este mês. Apesar da alta importante, o indicador caiu na passagem de novembro para dezembro e de outubro para novembro. A redução do auxílio emergencial é um dos motivos apontados.


RONDA ESCOLAR DA GUARDA MUNICIPAL VAI CONTRIBUIR NO COMBATE À COVID-19 EM TORRES Anterior

RONDA ESCOLAR DA GUARDA MUNICIPAL VAI CONTRIBUIR NO COMBATE À COVID-19 EM TORRES

PREFEITOS DA AMLINORTE DECIDEM AGUARDAR POSIÇÃO DO STF PARA CONCESSÃO DE QUAISQUER REAJUSTAMENTOS Próximo

PREFEITOS DA AMLINORTE DECIDEM AGUARDAR POSIÇÃO DO STF PARA CONCESSÃO DE QUAISQUER REAJUSTAMENTOS

Deixe seu comentário