ESTADO MAIS SEGURO DO PAÍS: ÍNDICE DE HOMICÍDIO EM SC NO MÊS DE AGOSTO É O MENOR DOS ÚLTIMOS 18 ANOS |
POSSÍVEL TORNADO CAUSA DANOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

-
103 FM/DIVULGAÇÃO - Internautas registraram os estragos no município de Descanso
Municípios de Belmonte e Descanso foram os mais afetados. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros já atuam no apoio às famílias atingidas.
Nesta quarta-feira (10), um forte temporal atingiu os municípios de Belmonte e Descanso. A tempestade derrubou árvores e postes, deixando as duas cidades sem energia elétrica e ainda destruiu residências, galpões, uma escola e um ginásio. Não há registro de feridos.
Também foram registrados danos nos municípios de Águas de Chapecó, Campos Novos, Coronel Freitas, Cunha Porã, Iporã do Oeste, Ipuaçu, Irani, Nova Itabeiraba, São Carlos e Saudades.
A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) estão atuando no apoio às famílias atingidas, disponibilizando lonas, telhas e colchões. O levantamento dos estragos ainda está sendo contabilizado, visto que as equipes estão tendo dificuldades em chegar aos locais atingido pelas longas distâncias e devido aos postes e árvores que foram derrubados.
"Nossas equipes estão nas ruas para dar total assistência às famílias atingidas, fazendo os levantamentos das necessidades emergenciais para o Extremo Oeste", ressaltou o governador Carlos Moisés.
Possível tornado
Segundo o meteorologista do Grupo WH Comunicações, Piter Scheuer, os estragos registrados no Oeste podem ter sido causados por um tornado. Ele destaca que a combinação do fluxo de ar quente e úmido transportado da região Amazônica e uma intensa perturbação de ondas curtas na atmosfera, propiciaram um ambiente atmosférico favorável a formação de tempestades severas na região.
"O desenvolvimento de uma super célula provocou uma tempestade severa entre os municípios de Belmonte, Descanso e redondezas de Iporã do Oeste. Pelas imagens de radar meteorológico, além das informações de campo há um indicativo da ocorrência de um tornado, sobretudo na cidade de Belmonte", explicou.

Deixe seu comentário