logo RCN
SANTA CATARINA

PREFEITOS ABANDONAM FECAM EM PROTESTO CONTRA AÇÕES DO PRESIDENTE

  • Divulgação/Fecam/Arquivo - Conselho executivo formado em janeiro está se desfazendo

O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt (Podemos), e a prefeita de Vargem, Milena Becher (PL), anunciaram na terça-feira (09) que deixarão a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) após as ações polêmicas do atual presidente da entidade e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB). Milena e Hildebrandt são, respectivamente, 1ª vice-presidente e 2º vice-presidente da Fecam. Outros prefeitos do conselho executivo e também do conselho fiscal ameaçam deixar a entidade.

Pediram renúncia também o 3° vice-presidente, Rudi Sander (Progressistas, prefeito de São Carlos), os membros titulares do conselho fiscal Giovani Nunes (PSL, prefeito de São Joaquim) e Orvino Coelho de Ávila (PSD, prefeito de São José) e o suplente do conselho fiscal e ex-presidente Joares Ponticelli (Progressistas, prefeito de Tubarão).

Pereira, que assumiu em janeiro, realizou uma série de reformulações na Federação após a posse. Entre as ações, a demissão de funcionários antigos e outros cortes que chegariam a R$ 1,2 milhão. A reclamação dos prefeitos é de que as medidas não foram tomadas em conjunto com o conselho executivo, ou seja, de forma unilateral. Segundo mandatários, Pereira não concordou em revogar as medidas durante reunião virtual na noite desta terça.

A expectativa é de que novas eleições possam ser realizadas nos próximos dias. Prefeitos esperam uma posição oficial do atual presidente - seja uma nova reunião, ou uma eventual renúncia. Após esse posicionamento, é cogitada uma ação entre os prefeitos descontentes contra Pereira. Segundo os dissidentes, a saída da entidade é uma maneira dos conselhos se distanciarem das responsabilidades políticas tomadas pelo presidente.

"Ou ele renuncia, ou vai existir uma nova eleição com o esvaziamento e discordância do conselho. [...] A gente não sabe como ele vai reagir. Queremos que acabe da melhor forma", disse um prefeito.

Clenilton Pereira foi procurado, mas não respondeu até o fechamento do texto.

DELEGADO CATARINENSE ASSUME CARGO EM ENTIDADE NACIONAL Anterior

DELEGADO CATARINENSE ASSUME CARGO EM ENTIDADE NACIONAL

GOVERNO DE SANTA CATARINA OFICIALIZA POSSE DE 723 NOVOS PROFESSORES EFETIVOS PARA REDE ESTADUAL Próximo

GOVERNO DE SANTA CATARINA OFICIALIZA POSSE DE 723 NOVOS PROFESSORES EFETIVOS PARA REDE ESTADUAL

Deixe seu comentário