PREFEITURA DE PRAIA GRANDE CONCLUI OBRAS DE DESASSOREAMENTO NOS RIOS DO MUNICÍPIO |
PREFEITOS SE UNEM PARA A CRIAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL MAMPITUBA

O protocolo de intenções para a constituição do Consórcio Intermunicipal Mampituba - CIMA, foi assinado na manhã de terça-feira, dia 23 de fevereiro de 2021, pelos 04 prefeitos pertencentes aos municípios da Comarca de Santa Rosa do Sul.
Uma parceria entre os quatro prefeitos do Extremo Sul Catarinense, Elisandro Machado, o "Fanica" (Praia Grande), Moacir Teixeira (São João do Sul), Valmir Rodrigues (Passo de Torres) e Almides da Rosa (Santa Rosa do Sul) vai permitir a criação do Consórcio Intermunicipal Mampituba. O protocolo de intenções para a constituição do CIMA foi assinado na manhã da terça-feira (23), em reunião na Prefeitura Municipal de Praia Grande.
O CIMA tem o objetivo de desenvolver serviços e atividades de interesse dos municípios consorciados de estruturação e criação de uma usina de asfalto, pré-misturado quente ou frio, pedreiras para o fornecimento de brita na realização de serviços de asfaltamento das estradas, ruas, avenidas, entre outros serviços, melhorando o escoamento da safra agrícola dos quatro municípios.
O prefeito anfitrião do encontro, Fanica, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e falando da importância do consórcio para o desenvolvimento da região. "A criação do consórcio vai baratear o custo do produto e permitir com que possamos atender melhor nossa população, com mais estradas asfaltadas, melhores condições de escoamento da safra agrícola e melhores acessos aos pontos turísticos do município", destacou Fanica, lembrando dos contatos fora do município para angariar recursos para dar início aos trabalhos da instituição.
O prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues, falou da economia a ser gerada com o consórcio. "A instalação da usina via consórcio é de grande importância para baratear o custo do asfalto já que hoje compramos das empresas por mais de R$ 1 milhão o quilômetro asfaltado e com a nossa usina o preço vai baixar para em torno de R$ 250 mil, o que possibilita o asfaltamento de 04 km com o mesmo valor de 01", destacou Valmir, lembrando que pelo que viu na visita a uma usina no início do ano, o maquinário é fácil de ser montado e operado.
O prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides da Rosa, lembrou da dificuldade com a falta de material para as estradas do interior e que o valor pago pelo quilômetro de asfalto é muito caro. "Com a constituição da usina o preço do asfalto fica mais baixo e assim poderemos asfaltar uma quantidade maior e contemplar melhor nosso agricultor no escoamento de sua safra agrícola e dar melhores condições de vida à nossa população", salientou.
Para o prefeito de São João do Sul e presidente da AMESC, Moacir Teixeira, o início da construção da usina está sendo dado. "Estamos no dia de hoje dando o primeiro passo com a assinatura do protocolo de intenções para constituição do Consórcio Intermunicipal Mampituba e agora precisamos seguir os trâmites legais até colocar esta ferramenta de economia e importância fundamental para o desenvolvimento do setor rodoviário da região funcionando", concluiu o prefeito.
Está dando assessoramento jurídico e contábil aos prefeitos na formação do Consórcio, Remi da Silva Scheffer, que lembrou: "além da assinatura do protocolo de intenções de criação do consórcio pelos prefeitos, agora é necessário a criação de um Projeto de Lei aprovado nas Câmaras dos municípios, além da aprovação do estatuto da instituição, registro dos documentos, compra dos equipamentos, contratação de funcionários e forma de operação do consórcio". Destacou o assessor. Também participou da cerimônia de intenção de criação do Consórcio, o secretário Municipal de Administração e Finanças de Praia Grande, Felipe Moraes Lima.
A sede da usina CIMA deverá ser instalada em Praia Grande, devido a matéria prima ser farta no Município.
Justificativa
Entre os inúmeros motivos pertinentes a criação do Consórcio Intermunicipal Mampituba - CIMA apresentados pelos prefeitos, também se destaca a grande extensão de estradas de chão batido que corta os quatro municípios, ultrapassando os 925 km: Em Santa Rosa do Sul e Praia Grande são 200 km de estradas do interior para cada município; Em passo de Torres um pouco menos, 35 km, mas devido à falta de seixo na região as dificuldades são muitas para o transporte e em São João do Sul, as estradas municipais no interior ultrapassam os 490 km a serem conservadas.


Deixe seu comentário