SENAC TORRES ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE EXCEL PROFISSIONAL |
PREFEITURA DE MAMPITUBA REPASSA INFORMAÇÕES SOBRE O MOSQUITO PÓLVORA

Inseto tem causado preocupação na população de Mampituba.
A Vigilância Ambiental de Mampituba têm recebido perguntas e reclamações sobre infestação da mosca Maruim, conhecida no município como "mosquito pólvora", esse inseto costuma provocar coceira, vermelhidão e até infecções em pessoas com alergia.
Pesquisas realizadas mostram que seu ciclo de vida ocorre no solo com matéria orgânica e está ligado a sobras da lavoura de banana, principalmente o caule, que fica para alimentar as novas filhas (da bananeira), restos de folhas e frutos, esterco de aviário e beira de rios.
O mosquito pólvora não é o Borrachudo. A proliferação do Borrachudo acontece em água corrente de arroios, vertentes e rios.
Mesmo que o mosquito pólvora cause desconforto e incômodo, não oferecem risco à saúde da população. Ainda não há um controle biológico disponível para este mosquito. A Vigilância Sanitária orienta como forma de prevenção, a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito.
Foi realizado um consórcio entre oito municípios e Secretaria de Agricultura e Obras de Jaraguá do Sul (SC), para a produção do Controlador Bioativo do Maruim, que está em fase de testes e será aplicado inicialmente em 12 propriedades da região de Jaraguá do Sul.

Deixe seu comentário