PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS PERDAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM PRAIA GRANDE

Os prejuízos iniciais aos produtores de Praia Grande ultrapassaram os 5 milhões de reais com os ventos causados pelo ciclone Yakecan.
Após os fortes ventos causados pelo ciclone Yakecan entre a noite de terça (17) e manhã de quarta-feira (18), Praia Grande registrou grandes perdas na produção agrícola, principalmente na cultura da banana.
De acordo com técnicos da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e da Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 90% dos produtores de banana de Praia Grande tiveram suas plantações atingidas. Segundo eles, os agricultores perderam de 30% a 40% das plantações.
Para o secretário Municipal de Agricultura, Celso da Silva Pereira Júnior, que percorreu o interior do Município, os estragos em residências e galpões foram poucos comparados ao prejuízo nas lavouras. "Tivemos registros de alguns danos materiais como destelhamentos, mas já estão sendo recuperados. No entanto, nas lavouras os prejuízos são enormes, e provavelmente levará muitos meses para reestabelecer a produtividade que estávamos alcançando nos bananais", lamentou o secretário.
Ainda conforme o secretário, a produção de banana foi a mais atingida no Município. "Além do fendilhamento das folhas e quebra do pseudocaule, outro ponto importante a ser considerado é o período de recuperação dos pomares, que será variável em função do nível de dano e das condições climáticas nos meses subsequentes e possíveis adversidades que possam ocorrer neste período (novos ventos, formação de geadas, períodos de frios intensos, estiagem, chuva excessiva ou excesso hídrico prolongado e outros). Cultivos anuais de arroz irrigado, milho, feijão, fumo e outros não apresentaram perdas significativas devido ao período de entressafra da produção", destacou.
A Administração Municipal decretou Estado de Emergência e fez o levantamento dos prejuízos para encaminhar ao Governo do Estado e a Defesa Civil, pedindo auxílio em carácter emergencial para atender os agricultores atingidos.



Deixe seu comentário