logo RCN

REALIZADA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL EM PASSO DE TORRES

O encontro em Passo de Torres teve como tema principal 'A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS'.

Na sexta-feira (29/04), a Secretaria de Saúde de Passo de Torres realizou no Centro de Convivência da Terceira Idade Amizade, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Valmir Rodrigues, vice-prefeito Altemir Catel, secretário de Saúde Adilson Moacir Martins, presidente da Câmara de Vereadores Emerson Kjillim, secretários Municipais, vereadores, presidente do Conselho Municipal de Saúde Antônio Carlos Biff, assessora Rosimere Mengue, enfermeira Responsável Jeane Wurmb, professora da UNESC Carine Cardoso, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e comunidade local.
O prefeito Valmir Rodrigues e o secretário Adilson Martins destacaram a importância da participação popular na Conferência e os investimentos já realizados pela Secretaria de Saúde na área, sendo ofertadas 641 consultas de psicologia e psiquiatria entre janeiro a abril de 2022, somando R$ 33.955,00 em recursos.
A Conferência foi dividida em quatro eixos, sendo eles: I - Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; III - Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e equidade; e IV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Em cada eixo os participantes elaboraram propostas de abrangência estadual e nacional, sendo escolhida para o tema principal a proposta de "Implementação de um programa com unificação de todos os atendimentos em rede (secretarias, policiais, escolas) de forma adaptado, formação continuada e qualificação dos profissionais em serviço, acionando estratégias que permitam colocar em debate as diretrizes nacionais que viabilizam o trabalho em saúde mental".
Os delegados escolhidos vão representar Passo de Torres na etapa estadual da Conferência, sendo eles: Ornélio Becker, usuário; Leozita Dal Pont, usuária; Jhonatan de Jesus, médico e Jeane Wurmb, gestora.

CAPITAL DOS CANYONS ADERE AO PROGRAMA  PENSO, LOGO DESTINO DO IMA/SC Anterior

CAPITAL DOS CANYONS ADERE AO PROGRAMA PENSO, LOGO DESTINO DO IMA/SC

VEREADORES APROVAM PROJETO QUE DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE PASSO DE TORRES Próximo

VEREADORES APROVAM PROJETO QUE DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE PASSO DE TORRES

Deixe seu comentário