15ª COPA AMESC DE SELEÇÕES ESTÁ CONFIRMADA E ESTREIA NO DIA 24 DE AGOSTO |
REESTRUTURAÇÃO DA DEFESA CIVIL EM DEBATE

Coordenador regional apresenta ações para reestruturação da Defesa Civil aos prefeitos.
A necessidade de reestruturação das Defesas Civis Municipais foi apresentada na tarde de segunda-feira, 05, pelo coordenador Regional da Defesa Civil da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, 3º sargento BM Sebastião Antônio de Souza, aos prefeitos da região, durante reunião ordinária que aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC).
O coordenador apresentou as ações da Defesa Civil no Estado e Região, e destacou que para que as ações sejam alcançadas com êxito pelas comunidades nos municípios, é necessário que cada Defesa Civil Municipal cumpra com seu papel.
Entre os pontos destacados pelo coordenador regional, estava a criação de um Colegiado Regional, vinculado à AMESC. Segundo Sebastião, o colegiado será integrado pelos coordenadores municipais de Defesa Civil, e funcionará como um Fórum permanente de debates, para discutir, planejar, e construir uma política destinada a promover ações de Defesa Civil e prevenção de desastres naturais nos municípios, com regimento próprio. "Os prefeitos que participaram da reunião aprovaram a criação do Colegiado, porque entenderam a importância da organização da Defesa Civil em nível regional", disse Sebastião, lembrando que o regimento será encaminhado para os prefeitos para apreciação e finalização, para posteriormente ser executado.
Além disso, foi apresentada a importância da formação de um Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) em cada um dos 15 municípios do Extremo Sul. O GRAC é previsto pelo Decreto Estadual 1879/2013, e constituído por representantes de órgãos, entidades, instituições e organizações públicas e privadas, governamentais ou não, de reconhecida atuação na área temática de Defesa Civil.
O coordenador regional falou ainda aos prefeitos sobre a criação de um Plano de Contingência Municipal, que será uma das ferramentas para possibilitar uma resposta mais rápida ao cidadão, evitando que a crise torne-se um desastre. "Para nós, da Secretaria de Estado da Defesa Civil e ADR Araranguá, fica claro o comprometimento dos prefeitos diante da atual situação e a preocupação com seus moradores", concluiu Sebastião.

Deixe seu comentário