logo RCN
Santa Catarina

SANTA CATARINA ESTÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE

  • Mauricio Vieira/ Secom -

O governo do Estado de Santa Catarina decretou estado de emergência em saúde por 90 dias. O decreto, publicado na sexta-feira (03), ocorre, principalmente, por conta da superlotação das unidades de terapia intensiva (UTIs) causada pelo significativo aumento de casos de síndrome respiratória. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão abertos 92 leitos nos próximos 60 dias.
O investimento para combater a crise e abrir novos leitos pode chegar a R$ 40 milhões. Com o decreto, a SES estabeleceu duas portarias para auxiliar os municípios na ampliação do atendimento da Atenção Básica à população. Os repasses serão realizados de forma única e proporcional, de acordo com o número de habitantes de cada município.
Superlotação das UTIs
O painel de leitos de UTI do SUS atualizado pela SES no dia cinco de junho indicava uma lotação de 97,90%. Isso quer dizer que, dos 1.050 leitos ativos, apenas 22 estavam disponíveis. Nas regiões Grande Oeste, Foz do Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Serra Catarinense, todos os leitos estavam ocupados. Nas UTIs pediátricas, o cenário é ainda mais preocupante, pois os leitos estão 100% ocupados em todas as regiões.
A doutora em saúde coletiva e membro do Observatório Covid-19 BR, Alexandra Boing, explica que grande parte das internações se deve a vírus respiratórios. Entretanto, alerta para o aumento dos casos de Covid-19. De acordo com dados do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina (Necat/Ufsc), em um mês, Santa Catarina registrou 17.114 novos casos de coronavírus, o que representa um crescimento de 127%.
"Sem as medidas de proteção a situação tende a se agravar. É importante destacar que as medidas de proteção continuam sendo as mesmas e funcionam para todos os vírus respiratórios. Essas medidas são tanto individuais quanto coletivas e devem ser estimuladas pelo poder público", destaca Alexandra. Entre as medidas estão o uso de máscara de proteção em ambientes fechados, ampliação da testagem, entre outros.


Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo

SANTA CATARINA TEM O MENOR NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO MÊS DE MAIO DESDE 2008 Anterior

SANTA CATARINA TEM O MENOR NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO MÊS DE MAIO DESDE 2008

SANTA CATARINA É O PRIMEIRO ESTADO DO PAÍS A DISPENSAR A PROVA DE VIDA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS Próximo

SANTA CATARINA É O PRIMEIRO ESTADO DO PAÍS A DISPENSAR A PROVA DE VIDA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Deixe seu comentário