logo RCN

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEGUE COM O ANO LETIVO DE FORMA ON-LINE

Inúmeras atividades são realizadas com os alunos em Torres, para manter o ano letivo em meio a pandemia do Covid-19.

Torres é o município da região de abrangência do jornal Informativo Regional com o maior número de habitantes, e consequentemente, também o maior em número de casos confirmados do novo Coronavírus.

Mesmo diante deste fato, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Silvia Maria Teixeira Pereira e da diretora pedagógica, Jocélia Espíndula, segue realizando atividades para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, o município conta com aproximadamente 4.200 alunos no ensino fundamental e infantil, sendo 07 escolas de ensino fundamental regular, uma Escola do Campo (tempo integral) e 09 escolas de educação infantil. Há ainda 120 alunos com compra de vagas em escolas privadas.

As aulas em Torres iniciaram no dia 18 de fevereiro e, devido a pandemia, tiveram de ser suspensas no dia 19 de março. No dia 31 de março, iniciou um processo de reestabelecimento de vínculos com os alunos e familiares via redes sociais. Já no dia 03 de abril, iniciaram as atividades de formação continuada para professores, especialistas e equipes diretivas, em parceria com a Ulbra, UFPel, Corpo de Bombeiros, Escola de Magistratura do Ministério Público, Grupo Positivo, UCS e Uniasselvi. Toda essa formação está sendo desenvolvida de forma voltada ao ensino não presencial.

O projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas, é realizado desde 2013 e abrange todas as escolas do município, sendo realizado com alunos do 6º ao 9º ano. É um projeto que visa principalmente capacitar os alunos na execução das manobras de primeiros socorros. Mesmo na pandemia o projeto segue sendo realizado, em encontros virtuais com os alunos.

A rede municipal de ensino adota o Sistema Aprende Brasil, do Grupo Positivo, que inclui 04 livros anuais e consumíveis por aluno, plataforma digital para alunos e professores e formação continuada para os professores.

Os alunos recebem as atividades semanalmente por meio de redes sociais e através da plataforma da Positivo. As atividades são enviadas pelos professores, que possuem tudo em planilhas de acompanhamento, com isso, eles conseguem fazer a avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos. Já os alunos que não possuem acesso a internet, podem buscar as atividades impressas em suas escolas, e caso o aluno não possa por algum motivo ir buscar as atividades, ele faz uma solicitação e as mesmas são entregues diretamente na casa do aluno.

Além das atividades, de forma virtual, os alunos têm contato com orientadores, psicopedagogos, professores de reforço, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e ainda, atendimento psicológico. Os alunos que sentem alguma dificuldade na execução das atividades, ainda contam com recuperação de conteúdos.

A secretária Silvia Teixeira lembra que "nenhum professor foi demitido, mantivemos todos e os mesmos seguem desempenhando o seu trabalho de forma virtual, dando todo o suporte necessário para os alunos".

Em conformidade com a portaria conjunta SES/SEDUC, n° 01/2020, foram designados membros da educação para fazer parte do COE Municipal (Centro de Operação de Emergência), sendo que cada escola tem o seu COE, que também serão responsáveis por criar o Plano de Contingência para um possível retorno às aulas presenciais.

Kit alimentação escolar 

Desde o dia 15 de abril, a Secretaria de Educação entrega quinzenalmente kits de alimentação para os alunos. O kit é composto por alimentos selecionados pela nutricionista da Secretaria, que também define a quantidade adequada de cada produto. Caso o aluno tenha interesse em receber o kit, basta fazer a solicitação à sua escola para ser incluído na lista. Atualmente, mais de 50% dos alunos estão cadastrados para receber o kit. 

"Nós da Secretaria de Educação queremos deixar registrado todo o nosso reconhecimento pela dedicação e comprometimento que os professores estão tendo em meio a esta pandemia, sabemos das dificuldades enfrentadas pelo momento e nos orgulhamos em dizer que nossos professores estão se dedicando ao máximo no desempenho de suas funções". Relatou a secretária de educação, Silvia Teixeira.


COM IMPEACHMENT NA MESA, BASE DE MOISÉS REAPARECE NA ALESC Anterior

COM IMPEACHMENT NA MESA, BASE DE MOISÉS REAPARECE NA ALESC

SECRETARIA DE AGRICULTURA SEGUE MELHORANDO ESTRADAS EM MORRINHOS DO SUL Próximo

SECRETARIA DE AGRICULTURA SEGUE MELHORANDO ESTRADAS EM MORRINHOS DO SUL

Deixe seu comentário