COMUNIDADE DE FORQUILHINHA PROMOVE GRANDE FESTA EM HONRA A SANTA TEREZINHA E SÃO JOSÉ |
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEGUE COM O ANO LETIVO DE FORMA ON-LINE

Inúmeras atividades são realizadas com os alunos em Torres, para manter o ano letivo em meio a pandemia do Covid-19.
Torres é o município da região de abrangência do jornal Informativo Regional com o maior número de habitantes, e consequentemente, também o maior em número de casos confirmados do novo Coronavírus.
Mesmo diante deste fato, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Silvia Maria Teixeira Pereira e da diretora pedagógica, Jocélia Espíndula, segue realizando atividades para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, o município conta com aproximadamente 4.200 alunos no ensino fundamental e infantil, sendo 07 escolas de ensino fundamental regular, uma Escola do Campo (tempo integral) e 09 escolas de educação infantil. Há ainda 120 alunos com compra de vagas em escolas privadas.
As aulas em Torres iniciaram no dia 18 de fevereiro e, devido a pandemia, tiveram de ser suspensas no dia 19 de março. No dia 31 de março, iniciou um processo de reestabelecimento de vínculos com os alunos e familiares via redes sociais. Já no dia 03 de abril, iniciaram as atividades de formação continuada para professores, especialistas e equipes diretivas, em parceria com a Ulbra, UFPel, Corpo de Bombeiros, Escola de Magistratura do Ministério Público, Grupo Positivo, UCS e Uniasselvi. Toda essa formação está sendo desenvolvida de forma voltada ao ensino não presencial.
O projeto Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas, é realizado desde 2013 e abrange todas as escolas do município, sendo realizado com alunos do 6º ao 9º ano. É um projeto que visa principalmente capacitar os alunos na execução das manobras de primeiros socorros. Mesmo na pandemia o projeto segue sendo realizado, em encontros virtuais com os alunos.
A rede municipal de ensino adota o Sistema Aprende Brasil, do Grupo Positivo, que inclui 04 livros anuais e consumíveis por aluno, plataforma digital para alunos e professores e formação continuada para os professores.
Os alunos recebem as atividades semanalmente por meio de redes sociais e através da plataforma da Positivo. As atividades são enviadas pelos professores, que possuem tudo em planilhas de acompanhamento, com isso, eles conseguem fazer a avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos. Já os alunos que não possuem acesso a internet, podem buscar as atividades impressas em suas escolas, e caso o aluno não possa por algum motivo ir buscar as atividades, ele faz uma solicitação e as mesmas são entregues diretamente na casa do aluno.
Além das atividades, de forma virtual, os alunos têm contato com orientadores, psicopedagogos, professores de reforço, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e ainda, atendimento psicológico. Os alunos que sentem alguma dificuldade na execução das atividades, ainda contam com recuperação de conteúdos.
A secretária Silvia Teixeira lembra que "nenhum professor foi demitido, mantivemos todos e os mesmos seguem desempenhando o seu trabalho de forma virtual, dando todo o suporte necessário para os alunos".
Em conformidade com a portaria conjunta SES/SEDUC, n° 01/2020, foram designados membros da educação para fazer parte do COE Municipal (Centro de Operação de Emergência), sendo que cada escola tem o seu COE, que também serão responsáveis por criar o Plano de Contingência para um possível retorno às aulas presenciais.
Kit alimentação escolar
Desde o dia 15 de abril, a Secretaria de Educação entrega quinzenalmente kits de alimentação para os alunos. O kit é composto por alimentos selecionados pela nutricionista da Secretaria, que também define a quantidade adequada de cada produto. Caso o aluno tenha interesse em receber o kit, basta fazer a solicitação à sua escola para ser incluído na lista. Atualmente, mais de 50% dos alunos estão cadastrados para receber o kit.
"Nós da Secretaria de Educação queremos deixar registrado todo o nosso reconhecimento pela dedicação e comprometimento que os professores estão tendo em meio a esta pandemia, sabemos das dificuldades enfrentadas pelo momento e nos orgulhamos em dizer que nossos professores estão se dedicando ao máximo no desempenho de suas funções". Relatou a secretária de educação, Silvia Teixeira.

Deixe seu comentário