logo RCN

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DO SUL PROMOVE O DIA D DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

O encontro em São João do Sul visou alertar o homem para redobrar os cuidados com o câncer de próstata.

Novembro é o mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, buscando alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Visando alertar e prevenir o homem, a Secretaria Municipal de Saúde São João do Sul realizou na noite quinta-feira (16), o Dia D da Campanha Novembro Azul.
Com o auditório da Câmara de Vereadores lotado, aconteceram palestras sobre os cuidados com a saúde do homem, buscando alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata; alerta sobre a hipertensão arterial (pressão alta) e suas complicações; trabalho da psicologia na cura da doença e o depoimento de uma pessoa que sofreu com o câncer e venceu a doença. O encontro liderado pelo chefe do ESF Central de São João do Sul, enfermeiro André Mengue, iniciou com palestra do médico do Posto de Saúde de Vila Conceição Dr. Eduardo falando sobre os cuidados com a hipertensão arterial (pressão alta), que é uma doença que acomete a maioria da população mundial e atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com ela. “A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal”, salientou o médico.
O enfermeiro-chefe do ESF Vila Conceição Ismael Sant’Ana refletiu sobre a próstata que é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, localizada embaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Lembrou que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançadas, dificultando a cura. “Os sintomas do câncer de próstata são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão ou tio, obesidade e a própria idade avançada”, lembrou o enfermeiro.
O psicólogo Dr. Gabriel destacou a importância das pessoas trabalharem sempre na prevenção do estresse com boas relações pessoais, religiosidade, fazer exercícios físico, manter-se informado e consultar sempre a um profissional de saúde para fazer os exames e ver se está tudo bem. “O câncer é sempre muito estressante e quando alguém se depara com esse diagnóstico, sente-se constrangido e isso acaba favorecendo quadros depressivos. Por isso é preciso trazer de volta a autoestima e a qualidade de vida, com muita reflexão, fé cristã e coragem”, destacou o psicólogo.
Já o paciente de câncer, Evandro Lummertz, do Centro de São João do Sul, que acabou de sofrer um câncer de intestino e também com apresentação de problemas de hiperplasia prostática (próstata crescida), falou de sua experiência com a doença. “Sofri muito após ser diagnosticado com o câncer no intestino em 2021, pensei que não resistiria, mas com muita fé em Deus, informação e ajuda dos profissionais de Saúde passei por cirurgia, sessões de quimioterapia, tratamento e hoje estou curado. Mesmo assim depois de tudo tenho o acompanhamento médico até hoje para ver como está, se não voltou a doença e se está tudo bem. Só tenho a agradecer a minha fé que nunca se abalou e o bom atendimento da equipe da Secretaria de Saúde de São João do Sul, o apoio da minha família e dos amigos, que foram essenciais na minha cura”, testemunhou o paciente.
Após os depoimentos, o encontro ainda seguiu com sorteio de brindes aos presentes, fornecimento de requisição de exames de PSA e no final foi servido um coquetel de confraternização. Participaram do encontro, além do prefeito Moacir Teixeira e vereadores, o enfermeiro-chefe do ESF Vila Conceição Ismael Sant’Ana, enfermeiro-chefe do ESF Central André Mengue, a enfermeira-chefe do ESF Vila Santa Catarina Anelise Scheffer, o médico Dr. Eduardo, psicólogo Gabriel, profissionais de Saúde do Município e mais de 80 pessoas presentes no evento.

GOVERNO DISPONIBILIZA SAQUE CALAMIDADE DO FGTS PARA MORADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SUL Anterior

GOVERNO DISPONIBILIZA SAQUE CALAMIDADE DO FGTS PARA MORADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO SUL

COMEÇAM AS OBRAS DE REFORMA DO POSTO 
DE SAÚDE DA BELLATORRES EM PASSO DE TORRES Próximo

COMEÇAM AS OBRAS DE REFORMA DO POSTO DE SAÚDE DA BELLATORRES EM PASSO DE TORRES

Deixe seu comentário