AMLINORTE PROMOVE DEBATE SOBRE FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA APÓS CICLONE EXTRATROPICAL |
SERVIDORES MUNICIPAIS SOLICITAM NA CÂMARA REAJUSTE SALARIAL DE 7,54%

Aproximadamente 40 servidores prestigiaram a Sessão da Câmara na última segunda-feira, dando apoio a apresentação do abaixo-assinado e às reivindicações da categoria.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Mampituba (SISMAMP) coletou na última semana assinaturas junto aos seus associados reivindicando da Administração Municipal um reajuste salarial para 2019 de 7,54% de acordo com o Índice do IGP-M, (Índice Geral de Preços do Mercado) superior aos 3,69% propostos pelo Poder Executivo através do Projeto de Lei nº 015/2018 em tramitação na Câmara de Vereadores que utiliza como base de cálculo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O abaixo-assinado foi protocolado junto a Prefeitura na tarde de segunda-feira (25) e uma cópia do manifesto foi entregue ao Presidente da Câmara de Vereadores Rudinei Alves de Oliveira pelo presidente do SISMAMP Luciano Réus Pereira, que na sessão da última segunda-feira fez uso do espaço da Tribuna Popular para apresentar aos vereadores as reivindicações da categoria e as justificativas.
Segundo Luciano, o IGPM foi o índice usado em várias oportunidades pelo município como referência para a Revisão Geral do Salário dos Servidores, já o IPCA foi aplicado pela primeira vez somente em 2018. Se mantiver o percentual proposto de 3,69%, a atual administração será a gestão que terá concedido em Mampituba, o menor percentual em relação as anteriores, justamente neste período em que os servidores mais sofrem com a alta de preços, o que vem ocasionando a perda do valor real de compra dos salários. De acordo com o documento, 2007 foi o último ano em que os servidores receberam aumento real de salário, sendo que de lá pra cá em 03 oportunidades (2010, 2012 e 2016) o funcionalismo de Mampituba não recebeu nenhum tipo de reposição.
Conforme o teor do abaixo-assinado, o funcionalismo está "descontente, decepcionado e indignado" com o percentual apresentado, pois além de perder o valor real de compra, o servidor acaba sendo prejudicado no futuro em sua aposentadoria, pois a cada percentual perdido hoje, este nunca mais retornará e assim o servidor a cada ano terá seu salário mais desvalorizado.
Em seu pronunciamento, Luciano destacou que hoje, Mampituba é um município modelo na região e que vem prestando um ótimo trabalho a população nas áreas de obras, agricultura, saúde e educação, e apenas o funcionalismo municipal não vem acompanhando esta evolução ao perder o valor real de compra de seus salários. Por último, o presidente do Sindicato salientou que ano que vem tem eleição em Mampituba, e aqueles que pretenderem se candidatar para administrar o município, precisam estar conscientes da importância de valorizar o funcionalismo municipal, pois os gestores mudam a cada quatro anos e os servidores continuam prestando seus serviços a população, e o SISMAMP estará sempre presente para defender os direitos da categoria.
Atendendo a solicitação da entidade, o presidente da Câmara de Vereadores retirou o projeto de pauta até a próxima sessão, para dar tempo de que a administração possa se manifestar em relação ao abaixo assinado e se possível apresentar durante esta semana um novo percentual aos servidores. Durante o expediente, os vereadores Sérgio Barbosa Martins, Aleide Scarpari, Fábio Brocca e Jailson dos Santos, foram unânimes em defender a criação de um projeto de lei que defina um índice oficial para a revisão anual dos vencimentos dos servidores, legislação que acabaria com esta polêmica de estar alterando o índice utilizado em cada exercício.
Um público de aproximadamente 40 servidores prestigiou a Sessão dando apoio a apresentação do abaixo-assinado e às reivindicações da categoria.
Ao todo foram coletadas 95 assinaturas dentre os 106 sócios do SISMAMP.

Deixe seu comentário