logo RCN

SISTEMA FOTOVOLTAICO GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NA REGIÃO

O número de sistemas de energia solar em funcionamento no Brasil aumentou de 8,7 mil para 111 mil nos últimos seis anos.

A energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial, em constante crescimento no Brasil. Alternativa natural para a crise no setor elétrico no país e o consequente alto custo de geração de energia local, a energia solar vem ganhando espaço em aplicações empresariais, comerciais e residenciais em todo território nacional.

As fontes de energia renováveis, como é o caso da energia fotovoltaica, são extremamente vantajosas dos pontos de vista ecológico, social e financeiro. Elas não agridem o meio ambiente, são inesgotáveis, estão imunes aos riscos de desabastecimento e propiciam a redução das despesas dos consumidores finais com energia elétrica.

Um sistema fotovoltaico é constituído por alguns equipamentos, como inversor solar, medidor bidirecional, estrutura de fixação, cabeamento, conectores e painéis solares, também chamados de painéis fotovoltaicos, placa solar ou placa fotovoltaica.

Geração de energia

Os painéis solares do sistema fotovoltaico são compostos por dispositivos elétricos, chamados de células fotovoltaicas, células solares ou células de energia solar, que convertem a energia da luz do Sol em eletricidade, gerando uma corrente elétrica contínua (CC).

Essa corrente elétrica contínua passa pelo inversor solar, é transformada em corrente alternada (CA) e vai para o quadro de distribuição, para que possa ser utilizada na unidade consumidora.

O sistema capta energia durante o dia, enquanto há iluminação, mesmo que em dias nublados ou chuvosos.

A energia solar fotovoltaica oferece um bom retorno, o chamado retorno do investimento. Aproximadamente entre três e cinco anos, diante de um equipamento com vida útil de 20 anos, em média.

Números do setor

O número de sistemas de energia solar em funcionamento saltou de 8,7 mil para 111 mil no Brasil, nos últimos seis anos, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A busca cada vez maior por esses sistemas deve-se pelo fato de ser uma energia limpa e focada na sustentabilidade, sem contar que os projetos chamam a atenção por suprirem quase a totalidade do consumo de energia de um imóvel.

A energia excedente, gerada e injetada na rede da concessionária, rende créditos energéticos que podem ser compensados, ou seja, utilizados, em até 60 meses. Quando bem dimensionado, um projeto pode trazer uma economia de até 95% na conta de luz.

O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira créditos de energias para serem utilizados de noite ou nos próximos meses.

Os créditos de energia são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 01 crédito de kWh. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz, você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu, você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses.

Os créditos de energia são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).

Energia Solar em São João do Sul 

No município, a empresa São Roque Eletroferragens instalou recentemente um sistema fotovoltaico na comunidade de Campestre, para Hélio Bressan. Ao todo foram 50 placas de 1x2m. O custo do sistema de aproximadamente R$ 70 mil contou com financiamento bancário através do Pronaf, com prazo de pagamento de 10 anos, em parcelas anuais.

De acordo com Hélio, esse sistema montado em sua chácara foi planejado para atender a demanda de energia de suas residências, instaladas em Campestre e no Centro de São João do Sul e também na praia de Rosa do Mar, em Passo de Torres.

Se você tem interesse em conhecer melhor este sistema, entre em contato pelos fones (48) 98804-4039 e (48) 98814-1777 e solicite uma visita.


COOPERSERTÃO REALIZA ASSEMBLEIA E ELEGE SUA NOVA DIRETORIA Anterior

COOPERSERTÃO REALIZA ASSEMBLEIA E ELEGE SUA NOVA DIRETORIA

IPVA 2020: PAGAMENTO EM COTA ÚNICA PARA PLACAS COM FINAL 2 TERMINA SEGUNDA-FEIRA Próximo

IPVA 2020: PAGAMENTO EM COTA ÚNICA PARA PLACAS COM FINAL 2 TERMINA SEGUNDA-FEIRA

Deixe seu comentário