PT DE PRAIA GRANDE ELEGE PAULO SÉRGIO DOS SANTOS NA PRSIDÊNCIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL |
SUCESSO NO 3º ENCONTRO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA EM TORRES

O evento integra a 4ª Mostra de Arte que tem este ano como tema 'O Circo' e o slogan 'Aqui se Aprende a ser Feliz!'.
Mais de 250 idosos participaram na quarta-feira, 19 de outubro, no Centro Municipal de Cultura de Torres (RS), do 3º Encontro Municipal da Pessoa Idosa, realizado pela Prefeitura através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Participaram do evento, grupos do SCFV da praia Recreio (Navegar), Itapeva Sul (Bem Viver) e Itapeva Norte (Dunas), além dos integrantes da Maturidade Ativa do Sesc Torres, pessoal do Guarita Câmbio Torres, Grupo de Terceira Idade Harmonia, Pastoral da Pessoa Idosa e idosos da comunidade em geral.
A 4ª Mostra de Arte que tem este ano como tema "O Circo" e o slogan "Aqui se Aprende a ser Feliz!". A Mostra de Arte é um conceituado evento realizado por meio do SCFV que atua junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
O 3º Encontro Municipal da Pessoa Idosa foi uma atividade aberta ao público em geral e contou com a presença da prefeita Nílvia Pinto Pereira que na oportunidade, destacou que esta gestão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos procurou sempre promover a qualidade de vida das pessoas com políticas públicas e não apenas fazendo assistencialismo. Além da prefeita participaram da cerimônia, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa Sandra Santos; diretora administrativa da secretaria Marivânia Rodrigues; coordenadora do Cras Édna de Sá; ex-secretária da Assistência Social e Direitos Humanos, Gisliane Paixão do Nascimento e a vereadora eleita Zete Silveira.
O evento contou com a simpática presença de Leonildo José Mariani, da Coordenadoria Estadual da Política do Idoso, e ex-prefeito de Estrela, que fez uma palestra abordando o tema "Um novo olhar sobre o envelhecimento". O público foi contagiado pela cativante exposição que preocupou-se sempre com a autoestima do idoso. Várias mensagens foram passadas, muitas delas, com o enfoque cômico que agradou a todos. Entre elas foi citado que "a vida dá de volta tudo o que tu dás para ela", de que o idoso deve ser o protagonista da sua causa, e de que é fundamental, para toda as idades, saber conviver.
O encerramento do 3º Encontro contou com o lançamento da segunda edição da Cartilha do Idoso, uma realização da SMASDH/CRAS/SCFV com apoio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. O trabalho foi realizado com a coordenação geral da assistente social Gabriela Colombo. A Cartilha conta com o depoimento de idosos de Torres. O objetivo do trabalho, conforme consta no material, não é unicamente orientar os idosos sobre seus direitos e forma de acesso, mas sim de contemplar vidas onde esta garantia acontece e, sobretudo, dar visibilidade as suas histórias e sonhos futuros.

Deixe seu comentário