PREFEITURA DE PRAIA GRANDE AMPLIA FROTA DA SAÚDE COM VEÍCULO ZERO KM |
SUCESSO NO I SEMINÁRIO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SUCESSÃO FAMILIAR RURAL

Atividades integraram a programação da Festa do Colono de São João do Sul.
A Epagri e a Prefeitura Municipal de São João do Sul, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizaram nos dias 30 e 31 de maio, por ocasião da XII Festa do Colono e I Feira Agropecuária de São João do Sul o I Seminário Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Sucessão Familiar Rural.
O principal objetivo do seminário foi discutir sobre qualidade de vida e desenvolvimento rural sustentável e a sucessão familiar rural na região, inspirando jovens agricultores, apresentando casos de sucesso de jovens do município, que estão trabalhando na agricultura familiar e satisfeitos com os resultados que vem obtendo.
No primeiro dia (30/05), a consultora de Saúde Quântica e terapeuta holística, Bernardete Panceri, falou sobre Qualidade de Vida e Desenvolvimento Rural Sustentável. Ressaltou a responsabilidade de todos com relação a questões primordiais para que o meio rural preserve sua qualidade de vida, como, as relações sociais, a água, o ar e o solo. Que a amorosidade consigo e com o outro e com os elementos da natureza é o que nos permite viver com qualidade.
Na sequência, todos puderam apreciar os casos de sucesso de jovens da agricultura familiar de São João do Sul, apresentados através de vídeos e pelos próprios jovens presentes, o casal Adercide Oliveira de Sena e Elizete Rodrigues Oliveira de Sena, o casal Lucas de Vargas e Catiane de Matos Homem Cardoso, Ezequiel Cardoso Martins e Patrícia Subtil de Oliveira Martins e os sócios Lucas Lopes Cardoso e Jones Alves Bauer. A moderadora da apresentação foi a secretária Municipal de Assistência Social, Janete Farias. Os jovens com suas histórias de vida, demonstraram o valor que dão ao meio rural, por sentirem que ainda é o melhor ambiente para formarem suas famílias, criarem seus filhos e viverem com qualidade. Aspectos importantes da sucessão familiar foram apresentados através destes casos, como a importância dos pais no processo de sucessão, a busca constante de conhecimento, a orientação técnica e os recursos para o desenvolvimento dos seus projetos de vida, como a terra e o capital a ser investido na produção. E ainda, como um agricultor pode baixar custos e contribuir com o meio ambiente, usando sua criatividade para construir inventos; como é possível produzir de maneira agroecológica e obter sucesso na produção e contribuir com a qualidade de vida da sua comunidade e dos consumidores; trabalhar em parceria, seja o casal ou em uma sociedade; ter seu negócio próprio e lucratividade.
Célio Haverroth, após a apresentação dos jovens, falou ao público sobre a Força do Jovem na Agricultura Familiar e a importância do processo de sucessão familiar e reforçou aspectos importantes deste processo, como a relação familiar respeitosa e a valorização das jovens agricultoras que vem assumindo cada vez mais a gestão de propriedades rurais e seus próprios empreendimentos.
Após o almoço, aconteceu a Tarde Integrativa, coordenada pela extensionista da Epagri de Jacinto Machado, Aline Hahn Fernandes, com o objetivo de resgatar tradições e valorizar a cultura local. Nesta tarde os presentes puderam participar de brincadeiras como a competição de serra de dupla (topiador, traçador ou aparador), a debulha do milho, corrida do saco, entre outras. Destaque para a participação dos alunos da APAE de São João do Sul, na prova da debulha do milho.
No segundo dia do seminário (31/05), Sandoval Miguel Ferreira, Extensionista Rural da Epagri, falou sobre A Fruticultura no Sul do Estado de SC- produção e comercialização. Sandoval destacou vários fatores que fazem a fruticultura despontar como uma atividade rentável na região, entre eles, o clima favorável, as características do solo e a localização da região, próxima a grandes centros consumidores.
Homero Roque Bosch Júnior, extensionista Rural da Epagri, palestrou sobre a Produção Rentável de Carne e Leite, destacando o ser humano, como o diferencial na condução das atividades pecuárias. Segundo ele, conhecimento e gosto pela atividade, são fatores importantes para obter sucesso na pecuária.
Ainda nesta manhã foi realizada a Exposição dos Agricultores Inventores. A exposição foi aberta pelo extensionista Diego Adílio da Silva, que falou sobre a Importância das Tecnologias Adaptadas para a Agricultura Familiar. Os agricultores inventores que participaram da exposição foram José Moacir Bianchini, com a Despolpadeira de maracujá; o jovem Alisson Lummertz Marinho, com o trator caseiro; o jovem Lucas de Vargas Cardoso com o Quadriciclo e o Cata-vento (usado para captação de água para a propriedade); e Roni Luiz Alves, com o distribuidor de sementes e adubos. Os inventos favorecem a preservação do meio ambiente, já que são feitos com materiais reciclados, e os implementos de pequeno porte causam menor impacto ao solo, contribuem com a humanização do trabalho que os agricultores desenvolvem e com a redução dos custos fixos da propriedade.
Entre as diversas autoridades locais e regionais presentes, destacou-se a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.
"Agradecemos de forma especial aos parceiros, Coopersulca, Cresol, Coopersertão, Sicoob, e ainda à Associação dos Clubes de Mães de São João do Sul e ao jornalista Sebastião Garcia, que gentilmente fez os vídeos dos casos de sucesso de jovens agricultores do município, apresentados no seminário". Relatou.
Doris de Oliveira
Extensionista Social da Epagri



Deixe seu comentário