PT DE PRAIA GRANDE ELEGE PAULO SÉRGIO DOS SANTOS NA PRSIDÊNCIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL |
TEMPORAL ATINGE MAIS DE 100 MIL PESSOAS EM SANTA CATARINA

Mais de 2000 residências foram atingidas por vento, granizo e chuva intensa.
O temporal desta semana atingiu 52 municípios de Santa Catarina e deixou 103,9 mil pessoas afetadas, segundo balanço da Defesa Civil de terça-feira (18). O evento climático começou no domingo e continuou até terça-feira, sendo que na quarta-feira já haviam sido registrados 2.341 residências atingidas por vento, granizo ou chuva intensa, 3.537 desalojados e oito desabrigados. Também foi contabilizado 25 instalações públicas atingidas. Duas pessoas morreram, no domingo (16), uma criança de 07 anos em Tubarão, e um agricultor de 26 anos na segunda (17), em São Carlos.
O município de Tubarão decretou Situação de Emergência na segunda-feira, e tem até o dia 26 para concluir o relatório. Conforme o coordenador regional da Defesa Civil em Tubarão, Anderson Martins, 20 escolas estaduais estão fechadas e apenas seis estão atendendo. Já em Pedras Grandes e Capivari de Baixo as aulas foram suspensas. Ainda há pontos sem energia elétrica na regional de Tubarão. Segundo a Celesc, são 20 mil unidades consumidoras com problemas.
Na quarta-feira (19), o município de Tubarão começou a receber donativos. As doações poderão ser entregues na Arena Multiuso, onde serão separadas e entregues às pessoas que foram atingidas pelo vendaval de domingo.
Tsunami Meteorológico no Sul Catarinense causa estragos
Duas pessoas foram retiradas do mar em Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, depois que uma onda gigante levou o carro onde estavam, na Barra do Torneiro. Toda a região sofreu no último domingo (16), com uma forte chuva e ventos de até 97km/h, de acordo com informações da Defesa Civil do Estado, que acredita que os municípios tenham sido atingidos por um fenômeno chamado tsunami meteorológico. Em Araranguá, vários veículos que estavam estacionados na Beira Mar também foram atingidos pela força do vento e da água. Em Tubarão, uma criança morreu atingida por uma árvore. Equipes de mergulho foram acionadas para fazer as buscas e retirar as duas pessoas do mar em Balneário Rincão. Um carro precisou ser retirado com a ajuda de uma retroescavadeira. Ainda em Criciúma, casas foram atingidas e árvores caíram.
Em Tubarão, a situação é semelhante aos outros municípios. O prefeito eleito da cidade, Joares Ponticelli, postou em sua conta no Facebook fotos de árvores caídas próximo à ponte Dilneil Cabral. "Acabamos de viver uma tarde assustadora na nossa Tubarão. Rajadas de vento e chuva como eu nunca vi", descreveu.
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Araranguá, Sebastião de Souza, em Balneário Gaivota e Maracajá houve destelhamentos. Em Araranguá, uma onda invadiu a faixa de areia e arrastou sete veículos, conforme levantamento preliminar. Também houve danos materiais em restaurantes e casas próximos da orla marítima.
Às margens do rio Mampituba em São João do Sul, Praia Grande, Passo de Torres, Torres, Mampituba e Morrinhos do Sul o vendaval foi sentido, o vento forte assustou moradores, mas felizmente os danos foram de pequeno porte. Apenas algumas lavouras de fumo, hortaliças e bananais foram atingidas com quebra de folhas e frutos. Também alguns galpões foram destelhados e precisaram ser consertados.
Chuvas superam média histórica no Rio Grande do Sul
As regiões Metropolitana, Serra, Noroeste e Centro do Rio Grande do Sul ultrapassaram entre domingo (16) e quarta-feira (19), a média histórica de chuvas para todo o mês de outubro. O Litoral Norte e a Fronteira Oeste registram precipitação próxima ao esperado para os 31 dias do mês. As informações são da Sala de Situação do governo do Estado.
O município onde mais choveu esta semana foi Canela, na Serra, onde os pluviômetros marcaram mais de 240 milímetros. Até a tarde de quarta, a cheia nos rios Taquari e Caí foi responsável pelo maior número de desabrigados na Região dos Vales.
Previsões indicavam que a nebulosidade sobre o estado se dissipassem a partir de quinta (20), mas ainda prosseguem os alertas de atenção devido ao elevado volume acumulado de chuvas que impacta nas bacias hidrográficas do estado.






Deixe seu comentário