TORRES: 12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR

Na sexta-feira, 30 de junho, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizaram a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social nas dependências do Auditório da ULBRA Torres. O prefeito Carlos e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa Souza, participaram do evento que contou ainda com a participação de vereadores, representados pelo vereador João Negrini, conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (COMUNAS), usuários da política da Assistência Social, servidores da pasta e a sociedade civil, aproximadamente 110 pessoas.
A Conferência Municipal teve como tema central: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”! Este momento de Conferência vem propor o fortalecimento e a reafirmação da Assistência Social como política pública garantidora de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação, os usuários.
Após abertura oficial e aprovação do Regimento Interno que norteou a 12ª Conferência, houve a apresentação das deliberações da última conferência realizada em 2021 e a Exposição sobre o Tema da Conferência 2023.
No decorrer da tarde, foram formados grupos de discussão sobre os eixos propostos e apresentadas as deliberações para que sejam encaminhadas a esfera Municipal, Estadual e Federal. Ao final da tarde, foram eleitos os delegados e seus suplentes que representarão o Município de Torres na 15ª Conferência Estadual, que acontecerá de 03 a 05 de outubro em Porto Alegre, representando a sociedade civil: Titular: Nilton Policena e Suplente: Maria de Lourdes Menezes, representantes governamentais: Titular: Ronan Noro Desconsi e Suplente: Vanessa Benedet de Almeida.
As Conferências Municipais têm como foco fomentar e subsidiar o processo reflexivo de que uma conferência necessita para cumprir seu papel – o de conferir a aplicabilidade da Política de Assistência Social, bem como seus desafios, e para tal garantir a autonomia e o protagonismo dos usuários do SUAS, a fim de que estes apontem demandas e encaminhamentos que possam de fato contribuir para o aprimoramento do sistema.

Deixe seu comentário