TORRES: MAIS BELA PRAIA GAÚCHA SE DESTACA NO GEOPARQUE CÂNIONS DO SUL

Cidade foi reconhecida como o 1° Geossítio Marinho da América Latina.
A vocação turística de Torres tem agora o seu talento ainda mais potencializado com o reconhecimento do Geoparque Cânions do Sul pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como Geoparque Global. O Geossítio da Ilha dos Lobos foi reconhecido como o 1°Geossítio Marinho da América Latina.
Para o oceonólogo e guia de turismo, Geraldo Medeiros Lima, Torres é mesmo privilegiada, já sendo integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - Patrimônio da Humanidade - agora integra o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. E tudo por conta de apresentar grandes diversidades de sítios geológicos, abranger ecossistemas de especial destaque no cenário brasileiro, além de um rico patrimônio cultural. O Geossítio da Ilha dos Lobos é reconhecido como o 1° Geossítio Marinho da América Latina, o Geossítio da Itapeva apresenta sítios arqueológicos, oficinas líticas, ocorrências raras como os fulguritos que são raios petrificados, além de apresentar uma variedade de ecossistemas como os Cordões de Dunas, a Mata Paludosa, a Mata de Restinga e Comunidades Marinas de Costão Rochoso na Pedra da Itapeva. E o que dizer, ressalta, do Geossítio da Guarita, o cartão de apresentação de Torres [desta terra] para toda a Terra. A Pedra da Guarita é um Geomonumento de relevância internacional e palco da geocronologia histórica da cidade, não atoa Tores segue como a Rainha das Praias e Cidade Ambiental.
Dentre os 30 geosítios mapeados no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ilha dos Lobos, Unidade de Conservação (UC) é um dos geossítios de relevância nacional. A geóloga Maria Elisabeth da Rocha, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul é um território formado por três municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Torres, Mampituba e Cambará do Sul) e quatro municípios do Estado de Santa Catarina (Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande). O município de Torres possui afloramentos rochosos de relevância internacional que, além de sua beleza cênica, apresentam caráter científico especial, pois, nesses monumentos geológicos está registrada a existência do antigo deserto Botucatu, que atualmente abriga o grande Aquífero Guarani, e a história da separação dos continentes Africano/Americano.

Deixe seu comentário