logo RCN

TORRES: MAIS BELA PRAIA GAÚCHA SE DESTACA NO GEOPARQUE CÂNIONS DO SUL

Cidade foi reconhecida como o 1° Geossítio Marinho da América Latina.

A vocação turística de Torres tem agora o seu talento ainda mais potencializado com o reconhecimento do Geoparque Cânions do Sul pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como Geoparque Global. O Geossítio da Ilha dos Lobos foi reconhecido como o 1°Geossítio Marinho da América Latina.
Para o oceonólogo e guia de turismo, Geraldo Medeiros Lima, Torres é mesmo privilegiada, já sendo integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - Patrimônio da Humanidade - agora integra o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. E tudo por conta de apresentar grandes diversidades de sítios geológicos, abranger ecossistemas de especial destaque no cenário brasileiro, além de um rico patrimônio cultural. O Geossítio da Ilha dos Lobos é reconhecido como o 1° Geossítio Marinho da América Latina, o Geossítio da Itapeva apresenta sítios arqueológicos, oficinas líticas, ocorrências raras como os fulguritos que são raios petrificados, além de apresentar uma variedade de ecossistemas como os Cordões de Dunas, a Mata Paludosa, a Mata de Restinga e Comunidades Marinas de Costão Rochoso na Pedra da Itapeva. E o que dizer, ressalta, do Geossítio da Guarita, o cartão de apresentação de Torres [desta terra] para toda a Terra. A Pedra da Guarita é um Geomonumento de relevância internacional e palco da geocronologia histórica da cidade, não atoa Tores segue como a Rainha das Praias e Cidade Ambiental.
Dentre os 30 geosítios mapeados no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ilha dos Lobos, Unidade de Conservação (UC) é um dos geossítios de relevância nacional. A geóloga Maria Elisabeth da Rocha, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul é um território formado por três municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Torres, Mampituba e Cambará do Sul) e quatro municípios do Estado de Santa Catarina (Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande). O município de Torres possui afloramentos rochosos de relevância internacional que, além de sua beleza cênica, apresentam caráter científico especial, pois, nesses monumentos geológicos está registrada a existência do antigo deserto Botucatu, que atualmente abriga o grande Aquífero Guarani, e a história da separação dos continentes Africano/Americano.

MORADORES DE SANTA ROSA DO SUL COMEMORAM MAIS UMA PAVIMENTAÇÃO Anterior

MORADORES DE SANTA ROSA DO SUL COMEMORAM MAIS UMA PAVIMENTAÇÃO

DEPUTADA FEDERAL GEOVANIA DE SÁ RECEBE TÍTULO  DE CIDADÃ HONORÁRIA DE PRAIA GRANDE Próximo

DEPUTADA FEDERAL GEOVANIA DE SÁ RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA DE PRAIA GRANDE

Deixe seu comentário