FEIRA AGROPONTE IMPULSIONA NEGÓCIOS E REGISTRA RECORDES EM CRICIÚMA |
UNESC PROMOVE EDIÇÃO DO FÓRUM 'AMESC DO AMANHÃ'

O evento reuniu mais de 500 participantes em Turvo.
A Unesc realizou, na manhã de sexta-feira (14), a primeira edição do Fórum Amesc do Amanhã. O evento buscou debater sobre o futuro da região da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), além de provocar reflexões e apontamentos sobre as prioridades da região e o que é possível fazer para viabilizá-las.
A iniciativa marcou a chegada da Unesc na região, e já na sua primeira edição o Fórum reuniu mais de 500 participantes. Entre eles estiveram o presidente do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), José Roberto Mattos; o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni e a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe. O evento foi mediado pelo jornalista Adelor Lessa e contou com a presença de Igor Drudi, como facilitador. Realizado no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, em Turvo o o Fórum teve a organização da Unesc em parceria com a Rádio Som Maior e contou ainda com a presença dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região da AMESC.
O Fórum Amesc do Amanhã, teve um momento de apresentação dos dados já existentes baseados no IDMS (Índice de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Catarinenses) de 2018 na saúde, educação, cultura e economia. Entre os dados apresentados a Educação: 0,771, Saúde: 0,658, Cultura: 0,505, Política Institucional: 0,652, Finanças Públicas: 0,660, Gestão Pública: 0,741 e Sociais: 0,552, no entanto, a que mais preocupou os presentes foi o índice da Economia: 0,458, considerado abaixo da média na região.
IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. Quanto mais próximo de 1, mais alto o índice. Menor que 0,5 o resultado é considerado baixo.
Palavras como planejamento, infraestrutura, desenvolvimento, fomento a educação, turismo, agricultura, potencialidades e saúde estiveram entre as pautas lembradas pelos participantes do evento, que encaminharam as sugestões por escrito à organização do Fórum.

Deixe seu comentário