logo RCN

UNESC PROMOVE EDIÇÃO DO FÓRUM 'AMESC DO AMANHÃ'

O evento reuniu mais de 500 participantes em Turvo.

A Unesc realizou, na manhã de sexta-feira (14), a primeira edição do Fórum Amesc do Amanhã. O evento buscou debater sobre o futuro da região da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), além de provocar reflexões e apontamentos sobre as prioridades da região e o que é possível fazer para viabilizá-las.

A iniciativa marcou a chegada da Unesc na região, e já na sua primeira edição o Fórum reuniu mais de 500 participantes. Entre eles estiveram o presidente do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), José Roberto Mattos; o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni e a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe. O evento foi mediado pelo jornalista Adelor Lessa e contou com a presença de Igor Drudi, como facilitador. Realizado no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, em Turvo o o Fórum teve a organização da Unesc em parceria com a Rádio Som Maior e contou ainda com a presença dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região da AMESC.

O Fórum Amesc do Amanhã, teve um momento de apresentação dos dados já existentes baseados no IDMS (Índice de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Catarinenses) de 2018 na saúde, educação, cultura e economia. Entre os dados apresentados a Educação: 0,771, Saúde: 0,658, Cultura: 0,505, Política Institucional: 0,652, Finanças Públicas: 0,660, Gestão Pública: 0,741 e Sociais: 0,552, no entanto, a que mais preocupou os presentes foi o índice da Economia: 0,458, considerado abaixo da média na região.

 IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. Quanto mais próximo de 1, mais alto o índice. Menor que 0,5 o resultado é considerado baixo.

Palavras como planejamento, infraestrutura, desenvolvimento, fomento a educação, turismo, agricultura, potencialidades e saúde estiveram entre as pautas lembradas pelos participantes do evento, que encaminharam as sugestões por escrito à organização do Fórum.

RESULTADOS DA SAÚDE SÃO APRESENTADOS  EM AUDIÊNCIA PÚBLICA Anterior

RESULTADOS DA SAÚDE SÃO APRESENTADOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

CÂMARA REALIZA ÚLTIMA SESSÃO ANTES DO RECESSO PARLAMENTAR Próximo

CÂMARA REALIZA ÚLTIMA SESSÃO ANTES DO RECESSO PARLAMENTAR

Deixe seu comentário